| 29/09/2008 14h28min
Os Estados Unidos serão representados por uma equipe de showbol no Mundial de Futsal do Brasil, que inicia nesta terça-feira e vai até o dia 19 de outubro, no Rio de Janeiro e em Brasília. Os norte-americanos enfrentam o Paraguai na estréia, às 12h30min, na capital carioca.
Formada por jogadores que disputam um torneio de "indoor soccer", uma espécie de showbol com jogadores ainda em atividade, a seleção norte-americana precisa se adaptar às regras e ao jogo do futebol de salão antes das competições. As regras são diferentes nos torneios que eles costumam disputar: cada time tem seis jogadores, a quadra e a baliza são maiores, o piso é revestido de carpete, não existe lateral ou linha de fundo e o gol vale dois ou três pontos dependendo da distância do chute, como informa o site Globoesporte.com.
Um dos jogadores da seleção americana é o brasileiro Denison Cabral, que vive nos Estados Unidos desde 1994. Ele conta que os torneios de futsal no país costumam durar de quinta-feira a domingo e são formados por times de aluguel.
– Existem torneios estaduais, regionais e um nacional. Eu participo apenas do nacional, na Califórnia. Mas só descubro quem serão meus companheiros quando estou lá. E tem jogador que chega na sexta ou no sábado, com o torneio em andamento – conta Denison, que tem 34 anos e atua pelo Baltimore Blast no "indoor soccer".
Para a Copa do Mundo, os jogadores tiveram cerca de um mês para treinar e se readaptar ao futsal.
Os Estados Unidos se classificaram para a Copa do Mundo ao pegar a terceira das três vagas destinadas à Concacaf, atrás de Guatemala e Cuba.
Antes da partida entre Estados Unidos e Paraguai jogam, também pelo Grupo 2, Itália e Tailândia, às 10h30min, no Rio de Janeiro.
CLICRBS E GLOBOESPORTE.COM