| 23/09/2008 23h31min
Com a 27ª rodada do Brasileirão Série B em andamento, o Corinthians lidera a competição com 10 pontos de vantagem sobre o vice-líder Vila Nova. Como não poderia ser diferente, o técnico Mano Menezes está confiante no acesso à primeira divisão. Na noite desta terça, ele conversou com a Rádio Gaúcha fez uma comparação entre o Grêmio campeão da Série B em 2005 e o Alvinegro atual.
– É possível estabelecer algumas semelhanças e diferenças bem nítidas. Com o Grêmio, tivemos de montar uma equipe durante a Série B. Na 10ª rodada, estávamos com uma cara de equipe mais consistente e confiável. Já o Corinthians iniciou a Série B com uma equipe pronta. Foi recebendo acréscimos, mas já tinha uma equipe bastante boa, porque jogou o Campeonato Paulista se preparando para isto.
Mano elogiou os dois clubes, e lembrou que a fórmula da Série B de 2005 era diferente da atual. Como a competição conquistada pelo Grêmio tinha duas fases, o Tricolor, que chegou a figurar na zona do rebaixamento da Série C, conseguiu se classificar e acabou levando o título.
– Os dois clubes são grandes, com torcida, isso ajuda. Uma diferença maior ainda é que esta é de pontos corridos. A de 2005 era classificatória, então tivemos tempo de nos recuperar na competição, já que se oito se classificavam. Hoje, quem larga mal tem muita dificuldade de conseguir uma reação – explicou Mano.
O técnico acredita que o Corinthians precisa de 10 pontos para garantir matematicamente o acesso à primeira divisão. Mesmo assim, ele se mostra confiante de que nada tira o Alvinegro da Série A de 2009.
– Em termos de pontos, o Corinthians é líder desde a primeira rodada. Isso é um indicativo de que dificilmente deixaremos esta condição escapar, pelo futebol que estamos apresentando acima de tudo. Somos a equipe que mais fez e menos tomou gols. Temos o melhor aproveitamento fora e em casa. Isso mostra uma equipe bem equilibrada, que não tem tido sobressaltos e tem sabido conviver com esta condição de favorito – disse o treinador.
RÁDIO GAÚCHA E CLICRBS
Campeão em 2005 pelo Grêmio, Mano está perto de levar o Corinthians ao título da Série B 2008
Foto:
Daniel Augusto Jr., Agência Corinthians