| 19/09/2008 07h20min
A campanha irregular do Figueirense neste Brasileirão refletiu na média de público do Orlando Scarpelli nas 25 primeiras rodadas da Série A. No ranking que leva em conta a relação de número de torcedores e da capacidade dos estádios, o time catarinense figura na 11ª colocação. A torcida alvinegra garante a ocupação de 43% dos 19.908 lugares da sua casa durante os jogos.
Na ponta de cima da tabela quem aparece é o Náutico, com um índice de 74% de lugares ocupados nos Aflitos por partida. O Timbu supera por pouco o Atlético-PR (73%).
Na lanterna está o Fluminense. Uma conseqüência direta do mau desempenho do tricolor carioca na competição, somado à grande capacidade do Maracanã. O índice de ocupação no estádio é de 14% na competição.
Alvinegro cai com número absoluto de torcedores
Agora, se levarmos em consideração o número absoluto do público por partida, o Figueirense cai para a 17ª
posição dentre os 20 clubes da Série A, com média de 8.608 torcedores.
Já o Flamengo, dono da maior torcida do Brasil, é líder com 38.746 por jogo. A liderança do Grêmio também incentivou a torcida tricolor a ir para o Olímpico. São 30.418 seguidores que deixam o time gaúcho em segundo lugar no ranking.
Em terceiro lugar no campeonato, o Cruzeiro ocupa a mesma posição em presença de torcedores (22.826). O Sport completa o "G-4 da torcida", com 21.655 fãs por partida. Inter e Coritiba também estão na faixa de 21 mil aficionados.
Três clubes ameaçados de rebaixamento estão na parte inferior na lista. Fluminense, Vasco e Santos ocupam modestos 14º, 15º e 16º lugares, respectivamente.
Nas duas últimas posições, os dois piores colocados no Brasileirão, em posições invertidas. Último lugar na tabela de classificação, a Portuguesa possui a segunda menor média de público da competição, com apenas 4.231 torcedores. Melhor apenas que o número do Ipatinga. O penúltimo colocado leva somente 3.922 pessoas a
cada partida que disputa no Ipatingão.
As informações são do Globoesporte.com.