| 11/09/2008 12h20min
Atual campeão da NBA, o Boston Celtics, antecipou a renovação de contrato do técnico Doc Rivers, que esteve à frente da equipe na conquista do título da temporada 2007/08. O site oficial da franquia não fala nos termos do contrato, mas, segundo o Globoesporte.com, o treinador teria recebido a proposta de extensão do vínculo até a temporada 2010/11, por um salário anual de US$ 5,5 milhões (aproximadamente R$ 9,35 milhões).
Rivers ainda teria um ano a cumprir no time alviverde. O Celtics ainda não se pronunciou oficialmente, uma vez que o novo contrato ainda não foi assinado pelo treinador.
Temporada vitoriosa
Na última temporada, Doc Rivers conquistou o primeiro título em 22 anos de carreira, sendo quatro como treinador, nos quais conquistou 168 vitórias, contra 160 derrotas. As 66 vitórias e 16 derrotas obtidas na temporada regular deram à equipe a melhor campanha entre as equipes da NBA no ano, e a terceira melhor da história da equipe.
– Ele soube lidar com a pressão de ter de superar as derrotas, e foi extremamente sólido mesmo nos piores momentos – disse Steve Pagliuca, membro da diretoria do Celtics.
Respaldo da diretoria
As chegadas de Ray Allen e Kevin Garnett mudaram o perfil da equipe, e custaram alguns jovens e promissores atletas, como o ala Al Jefferson, que vinha se tornando um dos maiores valores do time nos últimos tempos. Rivers mostrou-se um técnico talentoso tanto em comandar estrelas quanto em promover o desenvolvimento de jovens inexperientes. Essa teria sido a principal razão do Celtics ter decidido estender o contrato.
– Doc fez um trabalho excepcional, apoiando os mais jovens e transformando nossos veteranos em parte de um time campeão. Sua diretriz é totalmente voltada para o time, com foco nos atletas. Ter sido um excelente armador fez de Doc um ótimo professor para os mais jovens, e ter participado de alguns All-Star Games o faz ser respeitado pelas estrelas da equipe. Ele sabe lidar com todos eles – elogiou Pagliuca.
Doc Rivers durante o primeiro jogo da final com o Lakers: Técnico levou Celtics ao título da NBA
Foto:
Elise Amendola, AP