| 09/09/2008 15h38min
A seleção do Paraguai enfrenta a Venezuela nesta terça-feira, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, às 21h de Brasília, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010 querendo manter a primeira posição na classificação do torneio, e embalada pelo empate contra o argentinos em 1 a 1 em Buenos Aires no último sábado. A única dúvida do técnico da seleção paraguaia, o argentino Gerardo Martino, é o atacante Salvador Cabañas, que se recupera de uma contratura na face posterior da coxa direita.
Cabañas, do América, do México, é famoso no Brasil por ter sido este ano o carrasco de Flamengo e Santos na Copa Libertadores, e da Seleção Brasileira em partida das Eliminatórias. Se jogar, formará um trio perigoso com os atacantes Roque Santa Cruz, que também se recupera de lesão no tornozelo esquerdo, e Nelson Valdez. Santa Cruz e Cabañas ficaram de fora da partida de Buenos Aires, poupados para afiarem a pontaria contra os venezuelanos.
Além da dúvida no
ataque, Martino tem
desfalques certos. O zagueiro Julio Cáceres e o volante Jonathan Santana estão suspensos pelo acúmulo de cartões amarelos. Já o lateral-esquerdo Claudio Morel Rodríguez, do Boca Juniors, sofreu uma pancada no joelho direito contra os argentinos, e deve ficar de fora. A partida em casa contra os venezuelanos — que nunca venceram um jogo de Eliminatórias em Assunção — é considerada uma ótima chance para os paraguaios somarem três pontos e abrirem vantagem na liderança.
— Em casa, é preciso ganhar os três pontos, e fora, tentar roubar pelo menos um. Agora o importante é vencer a Venezuela, cujo futebol vem progredindo — disse o atacante Nelson Haedo Valdez.
Já para Santa Cruz, a Venezuela "é uma equipe compacta, de bom controle de bola". O atacante lembrou que o ponto conquistado na Argentina "só será importante se o Paraguai vencer o jogo de terça-feira em casa". Os paraguaios têm 14 pontos em sete partidas pelas Eliminatórias, contra 12 de Brasil e Argentina.
Já a equipe venezuelana,
dos veteranos Rey e Mea Vitali, além do atacante Arango, do Mallorca, da Espanha, não tem desfalques. Mesmo assim, Cesar Farías prefere fazer mistério em relação ao time titular em Assunção. A derrota por 1 a 0 para o Peru em Lima não desanimou os jogadores nem o técnico César Farías, certos de que podem surpreender, como fizeram em junho deste ano ao vencerem o Brasil por 2 a 0 em um amistoso na cidade americana de Boston. Único país da América do Sul a nunca ter disputado uma Copa do Mundo, a Venezuela está em oitavo na classificação, com sete pontos ganhos em sete partidas.
PARAGUAI
Villar; Verón (Bonet), Manzur, Da Silva e Torres; Barreto, Cáceres e Riveros; Valdez, Santa Cruz e Cabañas (López). Técnico: Gerardo Martino
VENEZUELA
Vega; Chacón, Rey, Boada e Hernández; Rincón, Mea Vitali, Vargas e Rojas; Arango e Maldonado. Técnico: Cesar Farías.
Árbitro: Héctor Baldassi (ARG), auxiliado por seus compatriotas Ricardo Casas e
Hernán Maidana.
Líder das Eliminatórias, Paraguai vem de um empate com a Argentina em Buenos Aires
Foto:
Diego Silva, EFE