| 06/09/2008 20h18min
Ainda não foi dessa vez que o Grêmio encerrou o tabu que perdura desde 27 de outubro de 2006, de não vencer times cariocas no Rio de Janeiro. Mas pelo menos o empate sem gols com o Fluminense no início da noite deste sábado serviu para o time de Celso Roth aumentar a diferença para os vice-líderes Cruzeiro e Palmeiras. O líder Grêmio agora soma 49 pontos, contra 43 dos adversários mais próximos.
Tomando como referência os primeiros 15 minutos da partida no Maracanã, poderia se imaginar que o Grêmio encerraria fácil o tabu de sete jogos sem vitória no Rio de Janeiro – e a última havia sido justamente sobre o Flu. O Grêmio tinha mais volume de jogo, tomava as principais ações da partida. Mas não havia conclusões a gol – de ambas equipes. Além disso, Tcheco foi quem mais se apresentou para abastecer Marcel. Souza pouco apareceu, mas foi dele o primeiro chute da partida, aos 34 do primeiro tempo e quando o time de Celso Roth já sofria pressão do Flu.
E nessa iniciativa do time das Laranjeiras, quem apareceu mais uma vez foi Victor. O camisa 1 do Grêmio fez duas grandes defesas e evitou que o jogo fosse para o intervalo com vantagem do time da casa. Primeiro, Washington girou sobre Léo aos 38 minutos e da pequena área manda um chute rasteiro. Victor caiu firme com a bola nas mãos. Depois, em uma cobrança de escanteio, o mesmo Washington concluiu de novo na pequena área. A bola carimbou a trave e o goleiro tirou de canela em cima da linha.
Pouco mudou no panorama da partida, à exceção dos chutes a gol. O meia Souza, que ganhou a condição de titular há pouco tempo, fez sua mais discreta apresentação com a camisa do Grêmio e foi substituído por Orteman no decorrer da etapa final. O uruguaio deu novo gás ao meio-campo tricolor. Somando também as entradas de Soares e André Luis – Willian Magrão e Marcel saíram, respectivamente – o Grêmio conseguiu dar um calor no Flu. Mas nada além disso.
Orteman lamentou que o time não tenha conseguido a vitória no Maracanã:
– Uma pena, agora vencer em casa passou a ser mais do que obrigação – disse, em bom portunhol.
Na próxima rodada, o Grêmio vai receber o Goiás no Estádio Olímpico. O jogo está marcado para as 18h20min de sábado. Para quem não lembra, o Goiás foi uma das vítimas do Tricolor. A equipe de Roth aplicou 3 a 0 em pleno Serra Dourada. No dia seguinte, o time fica de olho no confronto entre Cruzeiro e Palmeiras, no Mineirão.
CLICRBS