| 05/09/2008 22h24min
Equador e Bolívia se enfrentam neste sábado, às 18h10min de Brasília, em Quito, pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas à Copa de 2010, tentando manter vivo o sonho de chegar ao Mundial na África do Sul.
Precisando da vitória e jogando diante de sua torcida, os equatorianos apresentarão um sistema de jogo ofensivo, cuja base é o time da Liga Deportiva Universitária de Quito, campeã da Copa Libertadores de 2008.
Entre os representantes da LDU na seleção estão o goleiro José Francisco Cevallos e o meia Luis Bolaños. Já Joffre Guerrón, herói do título conquistado no Maracanã sobre o Fluminense, se transferiu para o Getafe, da Espanha.
Por outro lado, a Bolívia deve jogar priorizando a defesa. O técnico Erwin Sanchéz deve escalar a equipe inicial com apenas um atacante, Joaquín Botero. O capitão equatoriano, Iván Hurtado, afirmou que a Bolívia será "um adversário difícil, já que no último confronto ela goleou o líder das Eliminatórias, o
Paraguai".
Já o treinador do
Equador, Sixto Vizuete, se mostrou confiante em uma vitória.
— No último jogo, merecemos a vitória contra a Colômbia, porque tivemos claras ocasiões de gol, que desta vez não devemos desperdiçar — disse, referindo-se ao empate entre o Equador e os colombianos em 0 a 0, em Quito, na última rodada.
O goleiro Cevallos foi outro a fazer declarações respeitosas aos rivais. Segundo ele, esta é a melhor seleção que a Bolívia já teve.
— Sabemos que vamos enfrentar uma das melhores seleções bolivianas. Precisaremos tomar cuidado, pois é uma equipe que está chegando ao nível que seu treinador deseja — disse ele, herói da decisão por pênaltis da Libertadores deste ano, quando a LDU bateu o Fluminense em pleno Maracanã.
Sabendo que o adversário vem forte para conseguir o triunfo, a Bolívia se prepara para deter o ataque equatoriano. Por isso, o goleiro boliviano Carlos Arias pediu cuidado aos rápidos atacantes equatorianos.
Assim como Vizuete, o treinador da Bolívia, Erwin
Sánchez, disse, que depois dos bons treinamentos feitos por sua equipe, as coisas vão acontecer "de maneira positiva" durante o jogo.
Sánchez também afirmou que as Eliminatórias são longas, e que resta ainda "um longo caminho a percorrer". Entretanto, disse que a equipe sabe da importância de conseguir pontos como visitante.
Até aqui, as duas seleções fazem campanhas ruins. O Equador ocupa a oitava colocação, com cinco pontos. Os bolivianos estão logo abaixo, em 11º, com quatro.