| 23/08/2008 22h28min
O Criciúma perdeu por 1 a 0, para o América-RN, em Natal, na abertura do returno da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tigre permaneceu com 22 pontos e entrou na zona de rebaixamento. O América, com a vitória o time de Natal termina a rodada com 23 pontos, na 15ª colocação no campeonato.
Primeiro tempo
O jogo, na primeira etapa foi muito fraco tecnicamente. As duas equipes mostraram porque estão na parte debaixo da tabela. Sem criatividade e errando muitos passes o jogo ficou muito truncando, concentrando suas ações no meio de campo.
Quem chegou primeiro ao gol adversário foi o América. Depois de vários chutes de longa distância, em uma boa jogada pela esquerda, Vandinho tocou dentro da área para Aloisio, o meia chutou forte, mas a zaga do Tigre mandou a bola para escanteio.
O lance animou o time do Rio Grande do Norte. aos 23 minutos, Maizena fez boa jogada pela direita e cruzou para Marcelo Nicácio, o atacante subiu mas não alcançou a bola, que ficou com a zaga do Criciúma.
Aos 28 minutos, aconteceu o lance mais importante da primeira etapa. Marcelo Nicácio recebeu dentro da área e foi derrubado por Leandro Dagostini. O árbitro em cima do lance marcou pênalti. O próprio atacante do América cobrou com categoria, a bola entrou no meio do gol, e abriu o placar no estádio Machadão.
Logo após o gol, o lateral esquerdo do América, Vandinho, fez mais uma falta violenta e foi expulso de campo. Mesmo com mais espaços em campo o time catarinense não soube aproveitar a superioridade numérica.
Aos 39 minutos, Zulu teve a melhor chance do Tigre no primeiro tempo. o atacante recebeu ótimo cruzamento de Canindé e, sozinho, da marca do pênalti, cabeceou mal e a bola chegou fácil às mãos do goleiro Fabiano.
Segundo tempo
O técnico Edson Gaúcho voltou para a segunda etapa da partida com Jardel no lugar do zagueiro Leonardo Dagostini, e tentou colocar o Tigre no ataque, já que o time estava com um jogador a mais em campo.
A substituição parecia que ia dar resultado. Logo aos três minutos, Jardel recebeu dentro da área, brigou com os zagueiros e conseguiu chutar para o gol. A bola bateu na rede pelo lado de fora, assustando o goleiro Fabiano.
A falsa impressão do início impetuoso do Criciúma terminou aos 10 minutos. Canindé perdeu a cabeça, fez duas faltas violentas e foi expulso de campo, acabando com a vantagem numérica do tigre em campo.
Aos 13 minutos, o atacante Marcelo Nicácio, deixou Róbson na cara de Zé Carlos para ampliar o placar, mas o meia chutou mal e o goleiro do Tigre fez a defesa com tranqüilidade.
O Criciúma teve, nos pés de Adriano, aos 22 minutos, a melhor chance do segundo tempo para empatar a partida. O meia recebeu ótimo passe de Luciano Bebê e, dentro da área, chutou colocado, a bola bateu na zaga do América e saiu para escanteio.
A partir do lance o time da casa começou a dominar a partida e administrar o resultado, saindo apenas na boa em contra-ataques.
No final da partida, para desespero de Edson Gaúcho, Luciano Bebê discutiu com o árbitro e também foi expulso. Dois minutos mais tarde o América chegou com perigo. Maisena recebeu livre e, dentro da área chutou para longe do gol de Zé Carlos.
Na próxima rodada, que será disputada na terça, o Tigre recebe o Juventude, às 21h45min, no estádio Heriberto Hülse. O América vai até feira de Santana para enfrentar o Bahia, às 20h30min.