| 22/08/2008 06h14min
A ucraniana Lyudmila Blonska perdeu a medalha de prata que havia conquistado no heptatlo e foi expulsa dos Jogos Olímpicos de Pequim por uso de esteróides. A decisão foi confirmada nesta sexta-feira pela Comissão Executiva do Comite Olímpico Internacional (COI).
Blonska, flagrada no exame antidoping, também foi eliminada da prova de salto em distância, que conta com a participação das brasileiras Maurren Maggi e Keila Costa. A nigeriana Blessing Okagbara assumirá a posição da ucraniana na competição.
A prova de heptatlo foi vencida pela ucraniana Nataliya Dobrynska, com 6.733 pontos, imediatamente à frente de Blonska (6.700) e da norte-americana Hyleas Fountain (6.619), que agora assume a medalha de prata. O bronze passará às mãos da russa Tatyana Chernova (6.591), que havia ficado em quarto na competição.
Atual vice-campeã mundial de heptatlo, Blonska já esteve suspensa por doping entre 2003 e 2005. Além de ser excluída dos Jogos de Pequim, a ucraniana pode ser banida de competições esportivas pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) por ser reincidente.
AGÊNCIA EFE