| 21/08/2008 11h33min
A seleção feminina dos Estados Unidos venceu a Rússia nesta quinta-feira por 67 a 52 e está na grande decisão do torneio olímpico de basquete. As norte-americanas espantaram o fantasma da derrota para as russas no Mundial de basquete de 2006, também nas semifinais.
As russas começaram concentradas e abriram 10 a 5, mas sentiram a forte defesa dos EUA e permitiram a virada para 11 a 10. A equipe européia confiava no jogo de garrafão de Stepanova, enquanto as norte-americanas apostavam no talento de Tina Thompson. A gigante levou a melhor e, ao fim do primeiro período, a zebra rondava o Ginásio Olímpico, com 16 a 13 para a Rússia.
O segundo quarto começou equilibrado, mas a Rússia se manteve à frente e chegou a abrir sete pontos. Aos poucos, os EUA acertaram a defesa e cortaram a diferença no placar. Taurasi entrou no jogo e ajudou sua equipe a sair para o intervalo com a vantagem de 33 a 32.
As russas mostraram que não estavam dispostas a ceder a vaga na final e abriram o terceiro quarto com 6 a 2. Mas aí veio a pane. O time só conseguiu fazer mais dois pontos até o fim da parcial, contra 15 das rivais. O golpe foi sentido na virada para o quarto período, e os Estados Unidos só precisaram administrar a vantagem para garantir a vaga na decisão.
As informações são do Globoesporte.com.