| 18/08/2008 22h42min
As norte-americanas Walsh e May derrotaram as brasileiras Renata e Talita na noite desta segunda por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/13, pelas semifinais do vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Pequim. O confronto durou 39 minutos. Com o resultado, a dupla dos EUA, favorita ao ouro, decide o título com as vencedoras do duelo chinês entre Tian Jia/Wang e Xue/Zhang Xi. As brasileiras enfrentam as perdedoras na disputa pelo bronze.
Antes da partida desta noite, Walsh e May haviam eliminado as brasileiras Ana Paula e Larissa. Pela primeira vez desde Atlanta-1996, o país fica sem finalistas entre as mulheres na modalidade, segundo o site Globoesporte.com.
As brasileiras entraram em quadra nervosas e cometeram falhas, facilitando a vida das rivais. Com o jogo em 9 a 3 para as norte-americanas, a dupla verde-amarela pediu tempo. Talita alertou a companheira:
– Temos de caprichar em todas as bolas.
Mas os erros das brasileiras continuaram, e Walsh e May aproveitaram para aumentar a distância no placar, abrindo 15 a 6. A vitória na primeira parcial era apenas uma questão de tempo. Cada vez mais solta, a dupla dos EUA acertava tudo na partida. Renata e Talita ganharam confiança após levarem a melhor em um belo rali, mas já não havia tempo para reagir. Com um pancada de May, as favoritas fecharam em 21 a 12.
Com uma postura mais agressiva, as brasileiras saíram em vantagem no segundo set e equilibraram o confronto. No entanto, em um duelo contra as melhores do mundo, os pequenos detalhes fazem a diferença. Renata e Talita cometeram erros de saque e ataque, mais que o permitido para ter chances de bater as norte-americanas.
A diferença voltou a ficar praticamente irreversível outra vez (18 a 12). Tranqüilas, Walsh e May não tiveram dificuldades para chegar à segunda decisão olímpica. Talita sacou na rede e as americanas venceram por 21 a 14, garantindo a classificação.
As brasileiras Renata e Talita perderam na noite desta segunda por 2 sets a 0
Foto:
Georgios Kefalas, EFE