| 16/08/2008 16h08min
Diego Hypólito e Daiane dos Santos têm chances de medalha para o Brasil neste domingo. Às 7h (horário de Brasília), começam as provas de ginástica artística solo, no Ginásio Nacional, em Pequim. Às 7h45min, é a vez de Jade. No mesmo local, às 9h15min, se inicia a prova feminina.
O bicampeão mundial do solo masculino Diego Hypólito é o favorito a conquistar a primeira medalha da ginástica do Brasil em Jogos Olímpicos – além dos títulos, Diego foi o melhor na classificação, com nota 0.025 a frente do romeno Marian Dragulescu, prata olímpica em 2004.
Diego disse que deixaria para a última hora a definição de qual série iria apresentar na luta pelo ouro. Nos treinamentos, a mais difícil recebeu atenção, com uma pirueta e meia na terceira passada (em vez de meia), mais o "Hypólito" (duplo twist carpado). Mas, pode ser que o atleta decida por uma série mais fácil, caso perceba que é melhor não arriscar.
A lista de rivais inclui o espanhol Gervasio Deffer, terceiro colocado das eliminatórias, o alemão Fabian Hambuechen (15.800), o japonês Kohei Uchimura (15.725), o chinês Kai Zou (15.700), o russo Anton Golotsutskov e o israelense Alexandr Shatilov (ambos com 15.600).
Diane tem pela frente um desafio difícil. Atual campeã mundial no individual geral da ginástica artística, a norte-americana Shawn Johnson estará na prova. Além disso, Nastia Liukin, compatriota de Johnson que a deixou para trás na prova da "ginasta mais completa", também competirá.
Em compensação, a segunda chance em Olimpíada de Daiane, conta com uma ansiedade a menos. Dessa vez, a brasileira não está machucada como há quatro anos. Além da gaúcha, campeã mundial do solo em 2003, as outras candidatas a medalha são a romena Sandra Izbasa e a chinesa Cheng Fei.
COM INFORMAÇÕES DA GAZETA PRESS
Daiane dos Santos tenta a medalha na ginástica artística que perdeu em Atenas-2004
Foto:
Amy Sancetta, AP