| 14/08/2008 11h31min
Serena Williams quase viu o sonho de avançar à final olímpica de tênis feminino com a irmã Venus ruir ao vencer de virada a francesa Alize Cornet na quarta feira, mas nesta quinta não houve jeito, e a norte-americana caiu ao enfrentar Elena Dementieva. Confirmando a boa campanha no torneio, a russa despachou a norte-americana com uma vitória em três sets: 4/6, 6/3 e 6/2.
Uma das principais favoritas à medalha de ouro depois das desistências de Ana Ivanovic e Maria Sharapova, Serena havia mostrado bom nível de jogo nas duas partidas que abriram sua campanha em Pequim, porém o panorama começou a mudar diante de Cornet, batido apenas após um 6/4 na terceira parcial.
Nesta quinta, a norte-americana abusou mais uma vez dos erros não-forçados (foram 62 no total) e desse modo facilitou o trabalho de Dementieva, que ainda titubeou para fechar a partida, desperdiçando uma vantagem de 5/0 na terceira etapa até concretizar a vitória por 6/2.
Desse modo, a russa diminuiu a fama de "freguesa" da rival ao conseguir sua segunda vitória no quinto jogo realizado entre elas e ainda superou de vez a desconfiança, já que vinha de eliminação logo na estréia no Torneio de Montreal, em julho.
Agora, o objetivo da top 10 européia é levantar a temporada, em que ela não conquista um título desde que o fez em Dubai, em março. Em Pequim, a moscovita tem boas chances de realizar a final olímpica: enfrenta nas semifinais sua compatriota Vera Zvonareva ou a austríaca Sybille Bammer.
Já Serena, dona do ouro em Sidney-2000
nas duplas, segue sonhando com o título somente
nessa modalidade, já que está nas quartas-de-final ao lado de Venus Williams.
De qualquer forma, o objetivo traçado pela quarta colocada da WTA para as Olimpíadas já não estará completamente cumprido, visto que o sonho de chegar à final em simples contra a irmã está encerrado.