| 14/08/2008 03h42min
O Brasil começou o jogo na frente, mas não conseguiu garantir a vitória diante da Rússia na madrugada desta quinta, dia 14, nos Jogos Olímpicos de Pequim. Os russos venceram, de virada, por 3 sets a 1, com parciais de 22/25, 26/24, 31/29, 25/19, e seguem invictos na China. Com isso, a seleção masculina de vôlei do Brasil conheceu a sua primeira derrota no torneio olímpico pela terceira rodada da fase classificatória.
Esta foi a segunda derrota consecutiva do Brasil para os russos. Na fase final da Liga Mundial, em julho, no Rio de Janeiro, a Rússia superou os brasileiros na decisão do bronze.
Em uma tentativa de garantir a vitória no quarto set, o técnico Bernardinho colocou Giba em quadra — o capitão brasileiro se recupera de dores no ombro direito — mas a tentativa foi em vão, pois o Brasil não conseguiu tirar a vantagem russa e viu os adversários fecharem a quarta parcial em 25/19.
— Não é o fato de perder um set que a gente estava na frente que podemos desanimar como o time desanimou – disse Bernardinho, em referência ao terceiro set, em que o Brasil desperdiçou quatro chances de fechar a parcial.
— Se tem que culpar alguém, tem que culpar os atacantes e não o Marcelinho (levantador) — afirmou Dante, que destacou a força do bloqueio russo, em entrevista ao Sportv, após a partida.
Leia também o comentário da partida no blog Ataque e Defesa.
Classificação e vaga nas quartas-de-final
Com o primeiro lugar do grupo B, a Rússia garantiu a classificação das quartas-de-final. O Brasil, apesar da derrota, segue com boas condições de avançar à próxima fase. Pela quarta rodada da chave, o time de Bernardinho enfrenta a Polônia, às 9h (Brasília), no sábado. Se ganhar, garante a segunda colocação. Até o momento, o Brasil já venceu o Egito e a Sérvia.
O jogo
O Brasil começou a partida liderando o confronto com os russos e se manteve à frente do placar de forma tranqüila até 23/19, quando os russos ensaiaram uma reação, mas não o suficiente para evitar a vitória do Brasil na primeira parcial por 25/22.
No segundo set, a Rússia reagiu. Com a entrada de Mikhaylov, a equipe asiática chegou a abrir 11/06 de vantagem. No 10º ponto, a equipe de Bernardinho reclamou de uma marcação do juiz de linha em que Gustavo levou o cartão amarelo e os russos ainda ganharam um ponto. A polêmica na quadra motivou o Brasil, que chegou a encostar em 18/16 e depois igualou em 20/20. Mesmo diante da reação brasileira, os russos souberam administrar a pressão e fecharam em 26/24.
No terceiro set, o Brasil abriu cinco pontos de vantagem, porém perdeu o controle no final, permitindo que os russos chegassem ao empate em 22/22 e ao set point. Na hora da pressão, André Nascimento deu tranqüilidade ao Brasil e marcou dois pontos, dando chance à equipe de Bernardinho de fechar o set. Porém, os brasileiros não aproveitaram e ainda desperdiçaram outros três set points. A Rússia, em contrapartida, aproveitou sua oportunidade e selou a parcial com 31/29.
No quarto set, Bernardinho arriscou e colocou Giba em quadra na esperança de salvar o jogo. Porém, o time não acertou o bloqueio e acabou superado por 25/19.
CLICRBS