| 13/08/2008 07h17min
A dupla brasileira da classe 470 da vela, Fernanda Oliveira e Isabel Swan, melhorou de posição na classificação geral dos Jogos Olímpicos. As iatistas brasileiras já descartaram o pior resultado, um 16.º lugar, obtido na segunda regata das seis disputadas até agora. Somam 39 pontos perdidos, em nono lugar.
Com ventos fracos, de 5 a 6 nós, Fernanda e Isabel terminaram em sétimo na quinta regata da classe, nesta quarta-feira. Chegaram a liderar a sexta regata, mas uma forte rondada de vento fez com que as velejadoras perdessem posições e terminassem em sexto lugar.
As holandesas Marcelien De Koning e Lobke Berkhout assumiram a liderança da classe, com 13 pontos perdidos. A dupla ainda tem mais quatro regatas pela frente antes da disputa da Medal Race, que conta ponto em dobro e reunirá apenas os dez primeiros barcos na disputa pelas medalhas.
Na 470 masculina, os brasileiros Fábio Silva e Samuel Albrecht terminaram numa boa 4.ª posição na quinta regata, mas largaram escapado na sexta e foram desqualificados. Esse resultado não poderá ser descartado, uma vez que a dupla tinha uma desclassificação como essa na segunda regata. A dupla está em 18.º na classificação geral, com 71 pontos perdidos. Os australianos Nathan Wilmot e Malcolm Page aparecem em primeiro após seis regatas, com 17 pontos perdidos.
Na classe 49er, a dupla brasileira formada por André Fonseca e Rodrigo Duarte terminou a fase de classificação em nono lugar (61 pontos perdidos) e ainda terão de disputar mais seis regatas, antes da regata da medalha, no domingo. Os brasileiros foram 12º na sétima regata, quinto na oitava e 11.º na nona, todas disputadas nesta quarta-feira. Os australianos Nathan Outteridge e Ben Austin lideram a classe.
Agência Estado