| 12/08/2008 23h58min
Com uma ótima campanha na Série B do Brasileiro, a Ponte entrou em campo na noite desta terça, no Moisés Lucarelli, em Campinas, empolgada, esperando comemorar o aniversário de 108 anos, celebrado no dia anterior. O time chegou a sair na frente, mas acabou perdendo para o ABC de Natal por 2 a 1, com dois gols do atacante Jean Carioca. O último deles, aos 45 cinco do segundo tempo, para desespero da torcida campineira.
Apesar da vontade dos jogadores da Ponte Preta, que jogavam em casa, a partida começou equilibrada, com as duas equipes mostrando iniciativa. Logo aos quatro minutos, no entanto, o zagueiro Fabiano, do ABC, errou o domínio e deixou a bola cair nos pés de Luis Ricardo, da Ponte Preta. O atacante invadiu a área, sozinho, driblou o goleiro e tocou para as redes. Ponte 1 a 0.
Com o gol, o time de Campinas cresceu em campo e passou a tomar conta do jogo. Aos 12 minutos, Eduardo Arroz sofreu falta na entrada da área. O meia Renato bateu no ângulo esquerdo do goleiro e a bola passou perto.
A Macaca teve outra boa chance aos 22 minutos. Marcelo recebeu com liberdade pela direita, avançou e chutou cruzado, tirando tinta da trave.
Mais recuada, a Ponte tocava bola e tentava fazer o tempo passar. Apesar de dominado, o ABC acabou chegando ao empate. Aos 32 minutos, Jean Carioca recebeu passe açucarado de Márcio Ramos, nas costas da zaga campineira, e só teve que dar um toquinho sutil pra encobrir o goleiro Aranha.
A Ponte voltou para a segunda etapa mostrando muita vontade e pouca eficiência. Apesar do maior volume de jogo, o time campineiro tinha poucas chances concretas de gol. O ABC marcava forte no meio de campo e saía com perigo nos contra-ataques. Aos sete minutos, Jean carioca recebeu bola no meio campo, deixou dois adversários para trás e tentou novamente encobrir o goleiro. Desta vez não deu certo: a bola foi desviada por Aranha e sobrou para a defesa.
Do outro lado de campo, o atacante Jean Carioca estava impossível. Aos 27 ele avançou em velocidade pela direita, deu uma finta desconcertante no defensor campineiro e chutou com força, para grande defesa de Aranha.
Jogando em casa, a Macaca partiu para o desespero e acabou tomando um gol de contra-ataque. Aos 45 minutos, Jean Carioca recebeu lançamento pela direita, avançou e chutou no ângulo, marcando um golaço. A Ponte ainda tentou igualar o marcador, mas já era tarde.