| 09/02/2003 19h43min
O Atlético de Ibirama derrotou o Criciúma por 3 a 2 e confirmou o primeiro lugar do Grupo A ao final do turno do Campeonato Catarinense 2003.
Na partida realizada na tarde deste domingo, dia 9, no Estádio da Baixada, em Ibirama, o Tigre voltou a jogar mal e sucumbiu ao bom futebol da equipe treinada por José Antônio Martins.
A forte marcação aplicada pelas duas equipes deixou a partida lenta desde o início. Apesar do Criciúma ter maior posse de bola, era o Atlético que chegava com maior perigo.
O primeiro gol saiu aos 15 minutos. Após uma jogada individual, o atacante Adilson aproveitou a distração da defesa do Tigre e colocou a bola nos pés de Marcelo França, que abriu o placar para o Atlético.
Os jogadores ainda comemoravam o gol quando o Tigre reagiu. Eto entrou em alta velocidade na área e foi derrubado por Canhoto. O centroavante Delmer cobrou o pênalti e empatou a partida.
O momento, apesar de ser favorável para o Criciúma, durou pouco tempo. Aos 18 minutos, Paulo Cesar foi expulso pelo árbitro e o Atlético aproveitou a vantagem.
Com um jogador a mais em campo, a equipe passou a jogar com facilidade e a fugir da marcação imposta pelo Tigre. Mesmo sem chances claras de gol, não demorou muito para o Atlético voltar a ficar na frente. Numa cobrança de falta na entrada da área o zagueiro Deco apareceu para fazer 2 a 1.
No segundo tempo, o Criciúma continuou envolvido pelo líder do campeonato. O Atlético neutralizou as jogadas do Tigre no meio de campo e continuou chegando com perigo. Em pelo menos três oportunidades o goleiro Fabiano salvou o time.
Aos 33 minutos, entretanto, o Atlético conseguiu traduzir a superioridade em gols e ampliar a vantagem. Pouco depois de entrar em campo no lugar de Dejair, Willian tocou a bola com a mão dentro da área. O atacante Felipe, que participava da jogada, cobrou o penalti e marcou o terceiro.
Pressionado, o Criciúma decidiu jogar futebol novamente. Mesmo de forma desorganizada a equipe do técnico Abel Ribeiro tentou ameçar o Atlético.
Aos 42, Tiago Freitas fez uma jogada individual e a bola sobrou para Delmer, que marcou o segundo dele e do Criciúma na partida.
O próximo compromisso do time do sul do Estado será quarta, na Ressacada, contra o Avaí. Já o Atlético de Ibirama recebe o Figueirense, no Estádio da Baixada.
MÁRCIO MIRANDA ALVES / DIÁRIO CATARINENSE