| 10/08/2008 14h37min
David Coulthard está prestes a deixar a Fórmula 1, mas isso não impede o ainda piloto da Red Bull de dar seus palpites no bastidores da categoria. Com a experiência de quem estreou na elite do automobilismo mundial em 1994, o escocês se mostrou defensor de banir o reabastecimento, uma idéia que, segundo ele, "apimentaria os grande prêmios".
Colunista do site da ITV, Coulthard lembrou com saudades da época em que os pilotos iniciavam uma corrida com quantidade de gasolina suficiente para completá-la: a regra que permite encher o tanque durante as provas voltou a entrar em vigor na Fórmula 1 há 14 anos.
Tentando explicar a sua tese, ele disse que o piloto era ainda mais exigido naquela época, já que precisava poupar freios e pneus.
– Você podia decidir não parar para trocar os pneus, fazendo com que eles completassem toda a distância, enquanto outros preferiam parar até duas vezes.
Outra vantagem que o fim do abastecimento
traria, segundo o escocês, tem a ver com a
competitividade, já que mais possibilidades de ultrapassagem seriam criadas.
– Como o peso dos carros variava muito ao longo das provas, havia mais diferenças no desempenho e na forma de pilotar. Atualmente, se não chover você raramente verá alguém que tenha largado a partir da terceira fila vencer, pois o ritmo da corrida é o mesmo do treino classificatório.