| 08/08/2008 11h14min
Unidades militares russas da região militar do Cáucaso Norte se encontravam nas imediações de Tskhinvali, capital da região separatista georgiana da Ossétia do Sul, na manhã desta sexta-feira (horário do Brasil). O anúncio foi feito pelo coronel Igor Konashenkov, ajudante do comandante-em-chefe do exército da Rússia, citado pela agência oficial russa Itar-Tass. A agência RIA Novosti informou, por sua parte, que a Rússia enviou cem carros de combate, blindados e peças de artilharia autopropulsionadas para reforçar as forças de paz russas na Ossétia do Sul.
As declarações do porta-voz militar russo foram feitas depois de o ministro de Reintegração da Geórgia, Temur Yakobashvili, afirmar que as tropas georgianas tinham tomado "pleno controle" de Tskhinvali. A Geórgia deu aos separatistas da Ossétia do Sul até as 18h (11h em Brasília) de prazo para cessar fogo e depor as armas, com a promessa de anistia. O Ministério da Defesa da Rússia denunciou hoje que mais de 10 soldados de paz russos
morreram e
outros 30 foram feridos na ofensiva do Exército georgiano.
— Mais de 10 militares nossos morreram e outros 30 foram feridos por tiros de canhões no quartel das forças de paz russas — disse o coronel Igor Konashenkov, assessor do comandante do exército russo, à agência Interfax.
O oficial disse que em Tskhinvali "são travados violentos combates, e os tanques georgianos disparam direto contra o Estado-Maior e os quartéis das forças de paz" na capital osseta.
Clique para ver o mapa da região: