| 07/08/2008 17h22min
A três dias para a estréia da natação nos Jogos de Pequim, a delegação brasileira ainda não recebeu o "maiô espacial" para as provas eliminatórias. O badalado LZR Racer, da Speedo, foi prometido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na última seletiva olímpica, em maio, mas até o momento nenhum atleta teve acesso ao traje.
Quando recordes mundiais começaram a ser batidos por atletas que vestiam o LZR, foi feito um pedido ao Comitê Brasileiro para que os nadadores pudessem usá-lo.
Por conta do atraso, os atletas recorreram diretamente a um representante da marca que está em Pequim. O resultado foi uma fila — e muito tempo desperdiçado — para tirar as medidas de cada esportista, já que o traje precisa ser ajustado perfeitamente ao corpo de cada competidor. Além disso,
a roupa tem vida útil curta, de apenas duas ou
três provas.
— Se rasgar, vamos ficar sem. O pior é para quem tem que disputar várias provas — desabafou Eduardo Deboni.
Eliminatórias neste final de semana
As eliminatórias do revezamento 4x100m livre estão programadas para as 7h30min deste domingo, dia 10. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) divulgou em seu site que será realizada uma tomada de tempo após o fim das dos testes de sábado para definir a equipe do revezamento.
Segundo a assessoria de Eduardo Deboni, apenas ele e Fernando Silva, que é o reserva da equipe, vão participar deste tiro cronometrado de 100 metros. Os nadadores César Cielo, Rodrigo Castro e Nicolas Oliveira estão confirmados na prova e não vão precisar passar pelo teste.
— Isto não incomoda nem um pouco — afirmou Eduardo Deboni, que na Vila Olímpica divide o quarto com Fernando.
— Se vai mesmo haver esta
tomada de tempo, só acho que deveria ser justa, com a participação dos cinco
nadadores — destacou.
Deboni não usará o maiô especial completo. Segundo o assessor do nadador, ele usará apenas a calça.
Matéria atualizada às 17h48min.
CLICRBS
Eduardo Deboni (foto) e Fernando Silva devem decidir a última vaga na equipe de revezamento 4 x 100m
Foto:
Diego Redel