| 03/08/2008 20h43min
Única top 10 a conseguir vaga nas semifinais do Torneio de Montreal, a russa Dinara Safina faturou neste domingo o título do evento canadense. Cabeça-de-chave número sete, ela não deu chances para a zebra eslovaca Dominika Cibulkova e conquistou seu segundo troféu seguido com uma vitória por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/1.
Atravessando um excelente momento na carreira, a irmã de Marat Safin precisou ficar em quadra apenas 1h08 para derrotar Cibulkova, número 31 do mundo e grande surpresa da competição. Foi o primeiro embate entre as duas tenistas.
Com muito mais vigor físico do que a rival de apenas 1,61m, Safina, de 1,82m, foi muito mais agressiva nas devoluções, e conseguiu nada menos do que seis quebras de saque ao longo da partida. Cibulkova chegou a ameaçar o serviço da russa em oito oportunidades, mas derrotou o saque da top 10 duas vezes, apenas.
Foi o oitavo título da carreira de Safina, sendo o terceiro apenas nesta temporada. Em 2008, a russa número oito do mundo já havia conquistado os torneios de Berlim e Los Angeles, embora tenha perdido as finais de Roland Garros e Hertogenbosch.
Já Cibulkova, que deverá galgar algumas posições nesta segunda-feira na próxima atualização da lista da WTA, segue sem títulos em sua carreira no circuito profissional. Antes de chegar à decisão deste domingo no Canadá, a eslovaca de 19 anos já havia alcançado a decisão de Amelia Island, mas acabou perdendo a sua primeira final para outra russa: Maria Sharapova.
A jovem tenista, no entanto, tem motivos para se orgulhar de sua trajetória em Montreal. Desacreditada, ela bateu na seqüência as cabeças-de-chave russas Elena Dementieva (cinco) e Nadia Petrova (12) antes de eliminar a sérvia Jelena Jankovic, futura número um do mundo, e a francesa Marion Bartoli, 15ª do ranking.
GAZETA PRESS