| 31/07/2008 16h35min
Começa às 10h10min desta sexta-feira (horário de Brasília) o último teste da seleção olímpica antes do início dos Jogos de Pequim. Muda o adversário, mas a escalação em relação ao time que venceu a Cingapura por 3 a 0, na última segunda-feira, permanece quase a mesma. Breno entra no lugar de Alex Silva.
Nesta quinta, Dunga confirmou a formação inicial com Renan; Rafinha, Breno, Thiago Silva e Marcelo; Hernanes, Lucas, Anderson e Diego; Ronaldinho e Alexandre Pato. Esta deverá ser a equipe para a Olimpíada, ainda que o técnico lembre que tem só 18 jogadores à disposição e poderá usar muitas vezes os outros sete durante as partidas.
Questionado se testaria Diego Alves desde o início contra o Vietnã, Dunga negou, dando preferência ao goleiro do Inter:
— Começa o Renan. Está mantido. Vem jogando, tem que ter continuidade. Goleiro é uma posição particular, e tem que ter seqüência de jogos para adquirir confiança e uma boa orientação com a defesa.
Na entrevista coletiva, Dunga deu
mais uma alfinetada na imprensa:
— Estamos do outro lado do mundo, então tem menos jornalista, menos confusão. Sem dúvida, seleção brasileira requer mais jornalistas, mais perguntas, questionamentos. E se fala muito da seleção. Mas a gente está longe do Brasil, então não escuta o que se fala lá. É mais tranqüilo — disse o técnico, que já havia comentado, após responder a uma pergunta do repórter da Rádio Gaúcha André Silva, que "gaúcho é tudo mala".
Dunga voltou a lamentar o tempo disponível para treinamento, mas garantiu que a preparação da seleção olímpica está em um nível dentro do esperado. O técnico afirmou ainda que o ambiente é alegre e que os jogadores ficam conversando depois das refeições.
Após o furor causado pela chegada ao Vietnã, Dunga espera que o clima na capital, Hanói, sirva de motivação extra para o time.
— Outras vezes o Brasil já foi recebido desta forma, talvez não como foi aqui, com trânsito tão alterado,
mas os jogadores gostam de viver esse ambiente.
Estar na seleção brasileira é o reconhecimento da carreira de um jogador profissional. Jogar em países que não estão habituados a ver grandes espetáculos e ter oportunidade de dar alegria a esse povo deve encher de orgulho estes jogadores que estão na seleção e motiva ainda mais para que continuem na seleção — acredita.
Amistoso internacional - 1/8/2008
BRASIL
Renan, Rafinha, Breno, Thiago Silva e Marcelo; Hernanes, Lucas, Diego e Anderson; Pato e Ronaldinho Gaúcho. Técnico: Dunga
VIETNÃ
Santos; Quang Thanh, Phukl Tu, Nhu Thanh e Van Nhien; Minh Chau, Tain Em, Thanh Lung e Minh Phung; Le Cong Vinh e Bau Khanh. Técnico: Henrique Calisto
Local: Hanoi National Mai Dinh Stadium, com capacidade para 45 mil lugares, em Hanói
Horário: 20h10 min (10h10min em
Brasília)
Árbitro: Veerapoul Prayoon (Tailândia)