| 27/07/2008 21h41min
A disputa no Grupo 15 da Série C do Brasileirão ainda não acabou. Mesmo com o fim da 1ª fase, a definição dos clubes classificados sairá apenas nos tribunais.
Neste domingo, Toledo-PR e Marcílio Dias empataram em 0 a 0. O resultado eliminou o Inter-SM, que bateu o Engenheiro Beltrão-PR por 3 a 2. O colorado de Santa Maria precisava que houvesse um vencedor entre Toledo e Marcílio Dias, enquanto um simples empate classificaria ambos, prejudicando os gaúchos.
Após o 0 a 0, o jogador Rafinha, do Toledo, admitiu em entrevista a rádios locais que o empate foi acertado previamente entre os dois clubes, para que ambos se classificassem:
– Se a gente não faz isso, pelo contrário eles fariam com a gente. Eu sei que é feio, mas temos que pensar no nosso futuro. Tem pai de família aqui dentro – descreve Rafinha.
A declaração repercutiu imediatamente em Santa Maria. Segundo informações do jornal Diário de Santa Maria (DSM), Inter-SM e Engenheiro Beltrão vão ingressar nesta segunda-feira com uma ação conjunta no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Inter-SM e Beltrão vão pedir a eliminação de Toledo e Marcílio Dias, herdando as duas vagas no Grupo 24 da 2ª fase da Série C. Os gaúchos Brasil de Pelotas e Caxias completam a chave, e vão assitir ao embate nos tribunais.
Ainda de acordo com a reportagem do DSM, o argumento de Inter-SM e Beltrão encontra base no artigo 275 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre "proceder de forma atentatória à dignidade do desporto, com o fim de alterar resultado de competição".
A pena prevista no artigo 275 é a eliminação dos envolvidos, caso sejam condenados. No texto, ainda se prevê que a partida seja anulada.
O resultado da ação conjunta no STJD é urgente. O início da 2ª fase da Série C está previsto para o próximo domingo, dia 03 de Agosto, quando o Marcílio Dias recebe o Brasil-Pe, e o Toledo visita o Caxias.
CLICRBS