| 25/07/2008 15h41min
Depois de eliminar Roger Federer na segunda rodada, Gilles Simon embalou de vez e segue firme no Masters Series de Toronto. Nesta sexta, o francês chegou à primeira semifinal de eventos desse porte ao bater o croata Marin Cilic de virada, com parciais de 3/6, 6/2 e 6/3. Responsável pela maior surpresa da competição canadense até o momento ao despachar o número 1 do mundo, Simon comprovou está em um bom momento diante de Cilic, faturando a nona vitória seguida, uma vez que vinha de título no Torneio de Indianápolis.
Diante de Cilic, assim como havia acontecido contra Federer, o francês superou um início lento para conseguir a virada em de bola em quadra. Na queda de nível do jogo do croata, pesou muito a diminuição da intensidade no saque – com apenas 27% de aproveitamento de primeiro serviço no terceiro set, ele cedeu seis break points somente na parcial decisiva.
Classificado, Simon já garante 185 pontos no ranking de entradas e deve saltar da 22ª para a 15ª posição da lista quando a pontuação referente ao Masters Series de Toronto for contabilizada, na segunda semana de agosto – o torneio deste ano foi adiantado devido a mudança no calendário para o encaixe dos Jogos Olímpicos de Pequm.
Entretanto, o francês tem chances de ir ainda mais longe no piso rápido do Canadá, na qual ele enfrenta buscando vaga na final o vencedor do embate entre o norte-americano James Blake, sétimo pré-classificado, e o alemão Nicolas Kiefer.
GAZETA PRESS