| 22/07/2008 11h11min
Alguns atletas da delegação dos Estados Unidos estão planejando usar máscaras cirúrgicas durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo jornal The Wall Street Journal.
De acordo com a publicação, o objetivo dos atletas é evitar o máximo possível respirar o poluído ar da capital chinesa. O triatleta Jarrod Shoemaker é um dos favoráveis ao uso das cerca de 600 máscaras distribuídas secretamente pelo comitê olímpico dos EUA.
– Eu gostaria de usar. Tem que ver se vão me deixar usá-la – declarou Shoemaker.
Alguns membros da delegação, no entanto, não consideram o uso de máscaras uma boa idéia, sobretudo na cerimônia de abertura. Isso poderia ser considerado uma afronta à China e aumentaria a antipatia com os norte-americanos.
– Quando alguém anda por aí com uma uma máscara, está basicamente dizendo “vocês fedem” – disse Scott Schnitzspahn, diretor da equipe norte-americana de triatlo.
As autoridades da China prometeram reduzir a poluição do ar durante os Jogos Olímpicos. Algumas medidas para que isso ocorra já entraram em vigor, como o rodízio de veículos e o suspensão temporária das atividades em algumas fábricas.