clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 20/07/2008 07h37min

Brasileiros tentam recuperar tradição de vitórias no GP da Alemanha

Nelson Piquet, Ayrton Senna e Rubens Barrichello venceram prova, mas jejum pode completar oito anos neste domingo

A tarefa não é fácil para Felipe Massa, que larga na segunda posição, atrás do inglês Lewis Hamilton, e parece praticamente impossível para Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello, que dividirão a nona fila no grid, mas os brasileiros da Fórmula-1 tentarão, neste domingo, em Hockenheim, ao mesmo tempo manter a tradição vitoriosa do país no GP da Alemanha e acabar com um jejum que dura desde 2001.

A tradição começou no início e se solidificou no fim da década de 80: em 1981 Nelson Piquet, à época na Brabham com que conquistaria seu primeiro título mundial naquele ano, foi o primeiro piloto do país a vencer uma prova na Alemanha, que ainda não tinha tradição no esporte. Michael Schumacher tinha apenas 13 anos.

Ainda sem o alemão no encalço, os brasileiros conseguiram o que no futebol equivale a um "pentacampeonato". De 1986 a 1990, Nelson Piquet (1986 e 1987) e Ayrton Senna (1988, 1989 e 1990) venceram a prova de forma consecutiva.

Schumacher domina a partir de 2002

Após o "penta", os brasileiros tiveram que esperar por dez anos para comemorar uma vitória em Hockenheim. A espera, porém, valeu a pena: Barrichello, em corrida épica sob chuva, chegou a ocupar a décima sexta posição, mas venceu pela primeira vez na carreira.

Desde então o domínio passou a ser de Schumacher. O alemão, que já tinha vencido em 1995, com a Benetton — atual Renault — chegou na ponta em outras três oportunidades (2002, 2004 e 2006) e se tornou o maior vencedor em seu país.

Schumacher, aliás, foi o último piloto a ganhar um GP da Alemanha, já que em 2007 a prova ficou fora do calendário da Fórmula-1.

A Rede Globo transmite o GP neste domingo, às 9h (horário de Brasília). As informações são do site globoesporte.com.

Veja como ficou o grid de largada:

1º - Lewis Hamilton (ING/McLaren)
2º - Felipe Massa (BRA/Ferrari)
3º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
4º - Jarno Trulli (ITA/Toyota)
5º - Fernando Alonso (ESP/Renault)
6º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
7º - Robert Kubica (POL/BMW)
8º - Mark Webber (AUS/Red Bull)
17º - Rubens Barrichello (BRA/Honda)
18º - Nelson Piquet (BRA/Renault)

Saiba tudo sobre o Mundial de F-1 em gráfico animado:

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.