| 29/01/2003 22h22min
Com um gol sofrido, o Figueirense ganhou do Tubarão por 1 a 0 nesta quarta, dia 29, pela terceira rodada do Grupo A do Campeonato Catarinense de 2003. O meia Fernandes marcou aos 33 minutos do segundo tempo, na partida disputada no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Com o resultado, o alvinegro sai da lanterna e chega aos quatro pontos, mesmo número de pontos do Peixe na tabela de classificação. No próximo sábado, dia 1º de fevereiro, o Figueira pega fora de casa o Criciúma. Já o Tubarão volta a jogar no domingo, recebendo o Atlético de Ibirama no Aníbal Costa.
Durante os primeiros 20 minutos, o Figueirense atuou bem e chegou a lembrar, de longe, aquele time do ano passado, da fase áurea na Série A do Campeonato Brasileiro. Atuando em velocidade, com constante movimentação do meio para a frente e tabelas inteligentes, o alvinegro perturbou o Peixe no início e criou dezenas de oportunidades.
O mais perigoso foi Zinho, que arrancou em jogadas individuais, driblando muito bem. Mas, apesar de ter tido a chance de marcar o gol em algumas ocasiões, não finalizou. Preferiu fazer a assistência, principalmente para Bebeto, que apesar de tentar bastante, não conseguiu estufar a rede.
Outro que apareceu bem nesta fase do jogo foi o meia Fernandes, que encontrou generosos espaços e armou boas jogadas. Na metade da etapa, o Tubarão teve duas baixas. Jeancarlo e Eduardo sentiram lesões musculares e deixaram o campo.
Curiosamente, apesar dos desfalques, o Peixe melhorou. Quer dizer, o Figueirense piorou. Perdeu a força e não voltou a ameaçar no restante do primeiro tempo.
Na segunda etapa, aí sim, o Tubarão voltou melhor. Adotou uma postura defensiva mais eficiente e, a partir daí, partiu em contra-ataques perigosos, principalmente com o veloz Clei, que trouxe muita dificuldade para o zagueiro Eloy.
Em uma oportunidade, Clei ganhou do adversário na corrida, entrou na área e tocou entre o zagueiro e o goleiro Edson Bastos. Não abriu o placar por detalhe, a bola raspou na trave.
Com as entradas de Oliveira e Carlos Rogério, o Figueirense ganhou um fôlego novo e voltou a ameaçar o gol do Tubarão. No entanto, foi com os jogadores que iniciaram a partida que marcou o gol da vitória.
Aos 34 minutos, o lateral Paulo Sérgio fez grande jogada pela esquerda e cruzou para a área. Renato Santiago e Bebeto tentaram – antes do arremate final e decisivo de Fernandes, de perna esquerda.
Com informações do Diário Catarinense.