| 18/07/2008 06h02min
Os habitantes de Pequim já contam com um manual de instruções para sobreviver a atentados terroristas, uma "ameaça real", segundo advertiram os organizadores dos Jogos Olímpicos de Pequim, que terão início em 8 de agosto.
— O que fazer se lhe seqüestram? Faça tudo o que for possível para manter a calma. Não resista, não olhe nos olhos do seqüestrador, não fale, se mova devagar e esconda os aparelhos de comunicação —, diz o manual do Ministério da Segurança Pública divulgado nesta sexta-feira pela imprensa estatal.
O compêndio, de cuja redação participaram especialistas estrangeiros, inclui 39 cenários possíveis de terrorismo, como explosões, seqüestros, tiroteios e ataques com armas nucleares, químicas ou biológicas.
— O livro é útil. Caso sejam seguidas corretamente as instruções, os cidadãos terão muitas possibilidades de escapar e inclusive de deter os ataques —, assegurou o Ministério.
Apesar de o território chinês praticamente
não ter sofrido atentados terroristas, os
organizadores dos Jogos de Pequim asseguram que a ameaça paira sobre a cidade por causa do evento, e inclusive instalaram mísseis terra-ar de fabricação nacional a menos de um quilômetro do Estádio Olímpico.
Além de redobrar a vigilância nas estações de metrô e nos aeroportos, as autoridades contam também com a colaboração cidadã e prometeram recompensas de até US$ 73 mil àqueles que fizerem "delações úteis" que permitam abortar crimes graves.