| 15/07/2008 10h45min
Depois de muitas idas e vindas, finalmente o Porto pode comemorar a sua vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. Nesta terça-feira, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS, na sigla em francês), rejeitou o os recursos de Benfica e Vitória de Guimarães contra a decisão do Comitê Disciplinar da Uefa em permitir a participação do atual tricampeão português.
O clube havia sido punido com a exclusão da próxima Liga dos Campeões por ter se envolvido em um esquema de suborno a arbitragens na temporada 2003/2004, em caso que ficou conhecido como “Apito Dourado”. No entanto, a Uefa recuou da decisão dias depois, mas admitiu que os clubes interessados na perda da vaga do Porto, como Benfica e Guimarães, recorressem ao Tribunal Arbitral do Esporte.
Pelo seu envolvimento no escândalo, os Dragões foram punidos com multa e perda de seis pontos no último Português, mas ainda assim sagraram-se tricampeões nacionais com sobras. O lateral-direito brasileiro Lino foi um dos primeiros a comemorar a decisão a favor do clube nesta terça.
– Para nós não houve qualquer surpresa, pois um time que conquista um título com 20 pontos de vantagem não pode ficar de fora da Liga dos Campeões. Além disso, o presidente sempre nos garantiu que iríamos participar da competição. Por isso, sempre estivemos tranqüilos – revelou o jogador.
A edição 2008/2009 da Liga começa nesta terça, quando serão realizados os jogos de ida da primeira fase eliminatória.
GAZETA PRESS