| 12/07/2008 06h01min
O primeiro ensaio geral da cerimônia de abertura da Olimpíada de Pequim foi realizado em segredo e em meio a fortes medidas de segurança na noite de quinta-feira, informou ontem o jornal China Daily. O Estádio Olímpico, mais conhecido como Ninho de Pássaro, foi o palco do ensaio de três horas e meia em um ato marcado pelo sigilo, com o objetivo de que não vazassem detalhes da cerimônia. O local foi isolado com três círculos de cercas e só os veículos credenciados puderam passar pelos postos de controles, informou a televisão central da China (CFTV).
A emissora noticiou que, quando estava sendo realizado o ensaio, trabalhadores do Comitê Organizador dos Jogos de Pequim (Bocog) finalizavam os detalhes com os quais o estádio inaugurará o evento, no dia 8 de agosto.
Funcionários e outros membros do Bocog assinaram acordos de sigilo pelos quais não podem revelar o conteúdo das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que ocorrerão no
Ninho.
Sobre a cerimônia
de fechamento, cujo principal responsável é o cineasta Zhang Yimou, um de seus diretores, Wang Chaoge, admitiu que a climatologia é a maior preocupação do Bocog.
— É algo que escapa ao controle do homem. A chuva poderia causar atrasos no progresso do evento, já que poderia danificar as roupas e os objetos dos participantes — indicou Wang.
O Bocog prometeu que não choveria na cerimônia de inauguração e, para isso, disparará foguetes com iodeto de prata às nuvens para provocar a chuva antes que elas cheguem a Pequim.
Policial faz o sinal de passagem proibida à imprensa no dia em que a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos foi ensaiada em Pequim
Foto:
Alexander F. Yuan, AP