| 11/07/2008 17h36min
A preparação para um clássico é sempre um mistério. Pelo lado do Avaí, que enfrenta o Criciúma neste sábado, às 16h, os portões estiveram fechados nesta sexta-feira, na Ressacada. O objetivo da precaução do técnico Silas é surpreender um time que vem fazendo má campanha na Série B, contrária à realidade do Leão, mas que, no entanto, está invicto nos duelos em casa com o time de Florianópolis desde 2001.
O que se sabe, por enquanto, é que o lateral-direito Michel fará sua estréia como titular, já que Ferdinando levou o terceiro cartão amarelo na partida da última terça-feira, diante do Juventude. Além disso, com a suspensão do zagueiro Émerson, Ozéia retornará ao grupo para compor a zaga com Cássio e o meia Marquinhos, que assim como Ozéia cumpriu suspensão na última terça-feira, é presença garantida no meio. Quanto ao esquema tático, com dois ou três zagueiros, o Avaí só divulgará momentos antes de entrar no gramado do Heriberto Hülse.
— Estes jogadores já estavam em campo, exceto o Michel que entra na vaga deixada pelo Ferdinando. Claro que uma ou outra alteração vai depender do que o Edson (novo técnico do Criciúma) vai fazer do outro lado e um pouco também do que já conhecemos do time deles — disse Silas.
Desde a partida contra o Juventude, o técnico avaiano priorizou os treinamentos de finalização, considerando o curto espaço de tempo entre um e outro jogo. Os treinos de conclusão, segundo o técnico Silas, também têm o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade das bolas aéreas, já que a zaga alta do Criciúma sabe anular bem este diferencial avaiano.
— Quando você não tem tempo, tem que priorizar alguma situação. Dois aspectos para este jogo precisávamos trabalhar e dei ênfase às finalizações. No jogo contra o Criciúma na Ressacada, pelo Catarinense, tivemos muita chance, mas por ser um time alto atrás eles cortaram muito as nossas oportunidades. Vai ser um jogo aéreo, são duas equipes boas nisso. Estes dois aspectos podem definir o jogo.
Silas sabe que a visibilidade do Avaí na Série B cresceu. Na terceira colocação da tabela, o time passou a ser visto com outros olhos pelos adversários. Para o técnico, a hora é de jogar no limite, mas com atenção às marcações da arbitragem.
— Mudamos de setor, do intermediário para o topo. Agora é jogar no limite, estão dando mais atenção ao Avaí e neste jogo contra o Juventude entramos distraídos nesta questão. Assim, os dois cartões do Émerson e o amarelo do Hegon foram desnecessários, ninguém entendeu por que o Abuda tomou cartão, pois ele não usou o mesmo critério com o outro time. Os erros de arbitragem têm sido para todos os lados nesta Série B — concluiu Silas.
O provável time que enfrenta o Tigre deve ter: Eduardo Martini, Michel, Ozéia, Cássio, Zé Rodolpho, Marcos Winícius, Batista, Marquinhos, Válber, Vandinho e Abuda. Na tarde desta sexta-feira, a delegação viajou para Criciúma, onde fica concentrada para a partida.
CLICRBS