| 10/07/2008 13h32min
A Fifa anunciou nesta quinta-feira que todos os clubes do mundo serão obrigados a liberar os jogadores com menos de 23 anos para a disputa do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Pequim. Já os atletas acima da idade limite precisam entrar em acordo com seus respectivos clubes para serem liberados.
– Tendo em vista a importância do torneio olímpico para o movimento esportivo em geral e para o futebol em particular, a liberação de jogadores com menos de 23 anos sempre foi obrigatória para todos os clubes. Para Pequim 2008 o mesmo princípio será aplicado – diz um comunicado divulgado pela assessoria de imprensa da entidade.
Reconhecendo a importância das Olimpíadas, a entidade máxima do futebol mundial recomenda que os jogadores acima da idade também sejam liberados, pedindo que haja bom senso e solidariedade entre clubes e federações nacionais.
– A respeito dos três jogadores com mais de 23 anos selecionados pelos membros de suas associações, a liberação desses jogadores não é obrigatória de acordo com o regulamento da Fifa. Contudo, o Comitê Executivo da Fifa, durante encontro em 14 de março, fez um apelo de solidariedade aos clubes para liberarem esses jogadores.
Assim, a Seleção Brasileira não terá problemas com as convocações do meia Diego e do lateral Rafinha. Werder Bremen e Schalke 04 ameaçavam não liberar os jogadores. Já Ronaldinho e Robinho terão de negociar com Barcelona e Real Madrid, respectivamente. O outro convocado com mais de 23 anos, Thiago Silva, já foi liberado pelo Fluminense.