| 09/07/2008 21h27min
O Inter teve atuação fraca no primeiro tempo, mas mudou de cara na etapa final e venceu o Goiás por 1 a 0 na noite desta quarta no Beira-Rio, pela 10ª rodada do Brasileirão. Com a vitória, o Colorado chega aos 14 pontos, se aproximando da zona da Libertadores. Adriano anotou o gol logo após entrar, aos três minutos do segundo tempo.
Começo monótono
O primeiro tempo teve poucas chances. A defesa defesa goiana, montada pelo técnico Hélio dos Anjos no esquema 3-5-2, anulou as jogadas ofensivas coloradas. Os zagueiros Ernando, Henrique e Paulo Henrique estavam sempre bem posicionados, e Alex e Nilmar raramente apareciam sozinhos.
O ala pela direita, Vitor, aparecia mais na defesa do que no ataque, sempre anulando as jogadas ofensivas pelo seu lado. À frente da zaga, o volante Ramalho tinha eficiência para anular as jogadas de Taison. No ataque, Iarley, velho conhecido da torcida colorada, e Paulo Baier levavam perigo nas jogadas pelas pontas.
Diante de um adversário bem fechado, faltou inspiração aos jogadores do Inter. Assim como aconteceu na partida contra o Coritiba, Taison era responsável pela construção das jogadas, enquanto Alex fazia companhia a Nilmar no setor ofensivo. O problema para o garoto era achar os companheiros livres.
Tite muda o Inter e o jogo
O técnico Tite fez no intervalo uma alteração que mudou a história do jogo. Sacou o volante Guiñazu, que havia levado um cartão amarelo – foi o terceiro, e o argentino será desfalque para o jogo com o Atlético-PR. Quem entrou foi Adriano.
– Precisamos de um jogador de mais imposição física – justificou o treinador.
E foi justamente este atleta quem abriu o placar, logo aos três minutos. Nilmar arrancou pela direita, fez uma bela jogada ofensiva em cima do zagueiro Henrique e cruzou rasteiro para Adriano, que entrou pelo meio e chutou para anotar o gol.
Pânico esmeraldino
Não só o gol, mas a jogada desconcertante de Nilmar levaram insegurança aos defensores do Goiás. Com Adriano se movimentando com velocidade, não era mais tão fácil anular as jogadas ofensivas coloradas. O time gaúcho se achou em campo e a torcida ficou empolgada.
Nilmar perdeu a chance de matar o jogo aos 19 minutos, quando avançou pelo meio com velocidade, ficou cara a cara com o goleiro Harlei e chutou para fora. Dois minutos depois, Alex bateu falta no ângulo esquerdo, e o arqueiro fez boa defesa.
Gabiru em campo
Aos 24, o técnico Hélio dos Anjos promoveu a entrada de Adriano Gabiru, o autor do gol do título mundial colorado em 2006. Parte do público vaiou, outra aplaudiu o jogador, que teve relação de amor e ódio com a torcida quando atuou pelo clube. Mas o Goiás melhorou mesmo com a entrada de Schwenk, aos 32. Ainda assim, os visitantes não criaram chances concretas e o Inter assegurou os três pontos.
CLICRBS