| 05/07/2008 20h26min
O Sport venceu o Cruzeiro por 1 a 0 pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória deste sábado, o time pernambucano chega aos 11 pontos e deve terminar a rodada já distante da zona de rebaixamento. Já o Cruzeiro fica com 17 pontos, distante do líder Flamengo, que chegou a 22 com a vitória sobre o Náutico.
Mesmo jogando na Ilha do Retiro, foi o Cruzeiro quem tomou a iniciativa do jogo desde o começo, como se estivesse em casa. A Raposa criou boas chances ao longo de toda a primeira etapa, mas foi o Sport quem deu o primeiro grande susto. Aos 14 minutos, Fumagalli cobrou uma falta certeira, mas o gol não foi validado porque a cobrança deveria ter sido feita em dois toques.
O lance não foi o suficiente para desestabilizar o Cruzeiro. O time mineiro levava perigo pelas pontas e de fora da área, jogando sempre no campo de ataque. Magrão, goleiro do Sport, foi o grande nome do primeiro tempo, evitando gols de Wagner, Guilherme e Charles em diferentes
momentos.
Acuado, o
time da casa tinha como única alternativa os contra-ataques, especialmente pelo lado direito, aproveitando as subidas de Jadílson. A melhor chance pernambucana foi criada assim, mas Luciano Henrique acertou a rede pelo lado de fora. A estratégia poderia ter funcionado melhor se não fossem tantos impedimentos, nem sempre bem marcados por Hilton Moutinho Rodrigues.
Dando seqüência ao domínio cruzeirense, Wagner acertou o travessão aos 36 minutos, num lindo chute de longa distância. Foi o mais perto que o time chegou de marcar, e o primeiro tempo terminou num 0 a 0 que não condizia com o futebol jogado.
No intervalo, Nelsinho Baptista trouxe o volante Fábio Gomes para o lugar do atacante Enílton. Apesar de parecer defensiva, a alteração deu mais consistência ao Sport, que passou a dominar a partida.
As melhores chances pernambucanas vieram com Luciano Henrique. Primeiro, ele invadiu a área pela esquerda e chutou rasteiro, para a defesa de Fábio. Depois,
subiu sozinho e cabeceou para o
chão, à direita do gol. Após tantos gols perdidos, acabou substituído por Kássio.
Com o domínio territorial, o Leão da Ilha abriu o marcador numa jogada de bola parada. Aos 27 minutos, Fumagalli cobrou falta para dentro da área. Marquinhos Paraná tentou cortar de cabeça e o desvio acabou atrapalhando o goleiro Fábio, que não alcançou a bola.
A partir daí, o Cruzeiro se mostrou nervoso e cansado, e não conseguiu reagir diante de um Sport bem postado em campo.
Na próxima rodada, o Sport vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco. Já o Cruzeiro volta a Minas Gerais, mas continua na estrada. Enfrenta o Ipatinga na casa do adversário, mas provavelmente com uma torcida bem mais numerosa.