| 04/07/2008 13h35min
Mostrando a força da McLaren para o fim de semana, o finlandês Heikki Kovalainen cravou o melhor tempo da segunda sessão classificatória para o GP do Canadá. Precisando mostrar trabalho na temporada, o finlandês marcou 1min19s989 em Silverstone – a marca, entretanto, ainda ficou acima dos 1min19s575 estabelecido pelo brasileiro Felipe Massa no primeiro teste.
Depois de bater forte durante a manhã inglesa, Massa ainda teve condições de voltar à pista depois do almoço, mas não conseguiu passar de um fraco oitavo lugar na sessão (ele perdeu boa parte do tempo tentando acertar seu carro nos boxes e só deu 18 voltas). Seu companheiro de Ferrari, Kimi Raikkonen, também não foi bem e marcou apenas o 12º tempo.
Outro a decepcionar foi Lewis Hamilton, que tenta renascer na temporada após ficar duas provas fora da zona de pontuação. Com 1min20s543, ele conseguiu a terceira colocação, atrás do australiano Mark Webber, um dos maiores “Leões de treino” da Fórmula 1. Correndo pela última vez em Silverstone, o quase aposentado David Couklthard foi o quarto, seguido por Nico Rosberg.
Quem mostrou um bom desempenho foi o brasileiro Rubens Barrichello. Depois de perder a primeira sessão praticamente inteira, ele chegou a andar melhor que Lewis Hamilton, mas sua Honda não agüentou o forte ritmo e ele terminou na 10ª colocação. Jenson Button, por sua vez, foi o sétimo colocado.
Em contrapartida, os dois carros da Renault não fizeram boas marcas, com Fernando Alonso em 15º lugar, três posições à frente de Nelsinho Piquet. O mesmo ocorreu com a BMW Sauber, vice-líder do Mundial de Construtores: segundo colocado na tabela do campeonato, Robert Kubica ficou em 11º, equanto Nick Heidfeld ficou na 13ª colocação.
O treino classificatório deste sábado está programado para as 9h, com transmissão ao vivo da RBS TV.
Atualizada às 15h30min de 05/07/2008.
GAZETA PRESS
Kovalainen registrou 1min19s989 na segunda sessão dos treinos livres de sexta em Silverstone
Foto:
Frank May, EFE