| 03/07/2008 05h21min
Se os garotos criados nos grandes clubes se tornaram a moeda forte do futebol, vale a pena conferir a semifinal do Gauchão de Juniores que Inter e Juventude fazem à tarde no Beira-Rio. Você pode ir ao cinema, ao shopping ou assistir ao jogo das 15h e ver o futuro: em pouco tempo, alguns dos 22 juniores de hoje você verá apenas pela TV. Da Europa.
No lado do Inter, o goleiro Agenor, o zagueiro Titi e os atacantes Guto e Walter, já promovidos ao profissional, são sérios candidatos a futuros "europeus". Os quatro retornaram aos juniores - mesmo com a vitória por 2 a 1, segunda-feira, em Caxias, na primeira semifinal.
No lado do Juventude, o talento maior é o atacante Zezinho, 16 anos. Seu companheiro na frente é Ugo Casagrande, filho do comentarista Casagrande.
O Inter, do técnico Osmar Loss, passa à final com qualquer vitória, empate ou por derrota de 1 a 0. O 2 a 1 para o Juventude leva o jogo para os pênaltis. O vencedor enfrentará o Cruzeiro-PA na
decisão.
Há previsão de mais de
mil torcedores no Beira-Rio. A direção pede a doação de um quilo de alimento não-perecível ou um agasalho. Desde o início do ano nos profissionais, Guto se considera experiente:
— A gente se sente com mais calma para jogar.
Os juniores (com numeração provável)
1) Agenor - 18 anos. Teve chance nos profissionais quando Renan e Muriel tiveram hepatite. Estreou contra a Ulbra no Gauchão após Clemer se lesionar em um treino. É o terceiro goleiro do profissional.
2) Daniel - 18 anos. Desde os 11 anos no Inter. É seu primeiro ano de júnior.
3) Pessanha - 20 anos. Jogou contra Inter-SM pelo Gauchão e entrou no segundo tempo contra o Sport, pela Copa do Brasil.
4) Titi - 20 anos. Apareceu pela primeira vez em 2007, no time de Gallo. Voltou ao júnior e foi chamado por Abel em 2008.
6) Carmona - 20
anos. Destacou-se no Gauchão pelo São José.
5) Sandro - 19 anos. Elogiado, jogou contra o Inter-SM pelo Gauchão.
8)
Paulinho - 19 anos. Volante de boa técnica, fez parte da campanha do Brasileiro sub-20 e da Taça São Paulo.
7) Wagner - 19 anos. Há quatro anos no Inter, é meia de mobilidade. Consideram-no com o estilo de Tinga.
10) Tales - 18 anos. Amigo de Pato, é promessa da equipe.
9) Guto - 20 anos. Salvou o Inter em Ijuí ao marcar o gol de empate no 1 a 1 contra o São Luiz. Não teve chances com Abel, que o indicou ao Al-Jazira.
11) Walter - 18 anos. O vice Giovanni Luigi definiu o atacante como uma mistura de Claudiomiro com Romário.
O time do Juventude
William; Douglas, Arghus e Alex Moraes; Alisson, Tiago Renz, Edu Silva, Fabinho, Filipe; Zezinho e Ugo Casagrande.
Cruzeirinho na final
O Cruzeiro, de Porto Alegre, fez 1 a 0 no Caxias, no tempo
normal - mesmo resultado do primeiro jogo - e garantir a vaga na final ao fazer 5 a 4 nos pênaltis. O Cruzeiro eliminou o Grêmio. Vídeo: Inter pode perder Guiñazu.
Walter (E) e Guto estarão no jogo gratuito do Beira-Rio: atacantes devem ser aproveitados no time profissional
Foto:
Ricardo Duarte