| 02/07/2008 15h54min
A seleção brasileira masculina de vôlei já está em Belgrado, onde enfrentará a Sérvia na próxima sexta-feira, às 15h30min, pela quarta rodada da Fase Intercontinental da Liga Mundial 2008. Brasil e Sérvia voltarão a medir forças no domingo, no mesmo horário, na cidade de Novi Sad.
Líder do grupo A com 11 pontos (cinco vitórias e uma derrota), o Brasil encerrará na Sérvia seus compromissos fora do país pela Liga Mundial. A seleção brasileira enfrentará a França, em Belo Horizonte, e a Venezuela, em Goiânia, antes da disputa da Fase Final, de 23 a 27 de julho, no Rio de Janeiro.
Oito dos 15 jogadores que estão na Sérvia disputaram as duas últimas rodadas da competição, em Paris, contra a França, e em Caracas, contra a Venezuela: o levantador Bruno, o oposto Anderson, os ponteiros Nalbert, Murilo e Samuel, e os meios-de-rede André Heller, Sidão e Éder.
Outros sete passaram as duas últimas duas semanas treinando no Centro de Desenvolvimento do Voleibol – Saquarema (CDV-S): o levantador Marcelinho, o oposto André Nascimento, os ponteiros Giba e Dante, os meios-de-rede Rodrigão e Gustavo, e o líbero Sérgio Escadinha. De acordo com o técnico Bernardinho, as próximas partidas servirão para deixar o grupo mais homogêneo.
— As avaliações que fizemos nestas primeiras rodadas foram extremamente produtivas. A intenção agora é deixar o grupo todo nos mesmos níveis técnico e físico para as Finais da Liga Mundial e para os Jogos Olímpicos de Pequim. Uma parte dele, que jogou na França e na Venezuela, realizou viagens longas em um curto espaço de tempo, e por isso está um pouco desgastado. A outra metade vem de treinamentos fortes e precisa de entrosamento e ritmo de jogo — contou Bernardinho.
Na primeira rodada da Fase Intercontinental da Liga Mundial, Brasil e Sérvia se enfrentaram em São Paulo. A seleção brasileira venceu as duas partidas por 3 sets a 2. O meio-de-rede Gustavo, que participou dos dois confrontos, acredita em mais duas partidas equilibradas diante dos rivais, que estarão na chave do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim.
— Nos jogos em São Paulo, fomos de certa forma surpreendidos, pois não conhecíamos boa parte da equipe sérvia. Percebemos que eles contam com jovens valores interessantes. Nos jogos deste final de semana, os três jogadores mais experientes da equipe (o levantador Nikola Grbic, o oposto Ivan Miljkovic e o meio-de-rede Andrija Geric) deverão estar na quadra. Isso torna a equipe deles ainda mais forte, porém, por outro lado, são jogadores que estamos mais acostumados a enfrentar —analisou Gustavo.
Brasil venceu a Sérvia em São Paulo nos dois confrontos da primeira rodada da Fase Intercontinental
Foto:
Divulgação, FIVB