| 02/07/2008 15h34min
A seleção brasileira adulta masculina de basquete enfrenta a Argentina nesta quinta-feira, pela terceira rodada do Campeonato Sul-Americano, que está sendo disputado na Arena de Puerto Montt, no Chile.
Brasil e Argentina se enfrentaram 49 vezes na história da competição, de 1930 a 2006, com 30 vitórias brasileiras contra 19 dos argentinos. No Sul-Americano da Venezuela, em 2006, o Brasil ganhou por 74 a 72 e ficou com o título.
— A Argentina chegou ao Chile como favorita. A seleção conta com três excelentes jogadores (o armador Cequeira, o ala/armador Quinteros e o pivô Gonzáles), que são os pontos fortes da equipe. O caminho para a vitória é uma marcação agressiva e um ataque rápido, mas sem precipitações. Temos que pegar a defesa argentina desarmada para podermos impor a nossa velocidade — disse o técnico Paulo Sampaio.
A rodada terá ainda Uruguai x Colômbia e Chile x Venezuela. Na primeira fase, os brasileiros enfrentam ainda a Venezuela (sexta) e o Uruguai (sábado). De acordo com o regulamento do Sul-Americano, as seis seleções jogam entre si, em turno único. As duas primeiras colocadas na soma de pontos das cinco rodadas decidem o título. As equipes que ficarem em terceiro e quarto lugares disputam a medalha de bronze. As quatro primeiras colocadas estão classificadas para a Copa América – Pré-Mundial 2009.