| 01/07/2008 12h25min
O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) marcou para a próxima quinta-feira, dia 03 de julho, o julgamento do recurso do São Paulo de Rio Grande. O clube, que disputa o octogonal decisivo da Segundona Gaúcha, tenta evitar a interdição do Estádio Aldo Dapuzzo.
A casa do São Paulo-RG chegou a ser interditada por uma partida e a punição deveria ter sido cumprida na rodada passada, mas os dirigentes do rubro-verde conseguiram com uma liminar suspender a ação. A equipe jogou no Dapuzzo contra o Avenida, sábado, e foi derrotada por 2 a 1.
O julgamento do recurso do São Paulo-RG está na pauta do dia 03 de julho, que inicia às 18h, na sede da FGF. O clube foi julgado e condenado na semana passada depois de ser indiciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva - a punição prevista foi perda do mando de campo por uma partida e pagamento de multa.
A condenação se baseia no arremesso de um sinalizador marítimo com pólvora, por parte de um torcedor do São Paulo-RG, em um policial militar. O incidente aconteceu no dia 14 de maio, quando a equipe rubro-verde enfrentava o São Gabriel. A diretoria do clube alega que o torcedor, apesar de não ter sido identificado, não teve a intenção de atingir o policial.
O artigo 213 do CBJD fala em "Deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desportos", e prevê pena de interdição entre uma e três partidas, mais pagamento de multa entre R$ 50 mil e R$ 500 mil.
Em caso de condenação, também nessa quinta-feira deve ser definido o local da partida na qual o São Paulo-RG cumprirá a punição. No próximo domingo, dia 06 de julho, o rubro-verde joga em casa, contra o Guarani-Va. A equipe está na 5ª colocação do octogonal decisivo da Segundona Gaúcha, com 3 pontos.