| 01/07/2008 10h07min
A delegação da Espanha campeã da Eurocopa 2008 foi recebida nesta terça-feira pela família real do país no Palácio da Zarzuela. Bem-humorado, o rei Juan Carlos abraçou a maioria dos atletas, que, começando pelo capitão Iker Casillas e pelo técnico Luis Aragonés, fizeram uma fila para cumprimentar os membros da realeza.
Posteriormente, a pedido dos jornalistas, o monarca levantou a taça da Euro, conquistada no último domingo com vitória por 1 a 0 sobre a Alemanha em Viena. Juan Carlos teve a ajuda do príncipe Felipe para levantar o troféu que, segundo o herdeiro do trono, “ainda cheirava a champagne”.
Após o encontro com a família real, o grupo foi recebido pelo primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero no Palácio de La Moncloa, em Madri. O mandatário do país ibérico exaltou o título, especialmente por encerrar um jejum de conquistas que já durava desde 1964, quando o time conquistou a Euro pela primeira vez.
– Havia uma espécie de drama por não conseguir isto, mesmo com um grande campeonato nacional e grandes jogadores. Finalmente conseguimos e fechamos uma fase de transição do futebol espanhol com esta vitória. A sorte do futebol espanhol vai mudar. Um triunfo deste nível sempre supõe uma afirmação, um orgulho nacional – disse Zapatero.
Emocionado, Casillas também enalteceu a importância do feito da equipe e agradeceu o carinho dos torcedores.
– Quero dizer muito obrigado pelo que vivemos na nossa chegada, vamos guardar este momento pelo resto de nossas vidas. Esperamos que este não seja o último triunfo da seleção, porque equipe e confiança nós temos de sobra. Me orgulho muito de ser espanhol – discursou o goleiro e capitão do time.
GAZETA PRESS