| 27/01/2003 11h33min
Com a conquista do seu quarto título no Aberto da Austrália neste domingo, dia 26, o norte-americano Andre Agassi assumiu a liderança da Corrida dos Campeões 2003. A nova lista baseada no desempenho dos jogadores na atual temporada foi divulgada nesta segunda, dia 27, pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Vice-campeão em Melbourne, o alemão Rainer Schuettler aparece na segunda posição. Os semifinalistas do Grand Slam, Wayne Ferreira (AFS) e Andy Roddick (EUA), ocupam a terceira e quarta posição, respectivamente.
Entre os brasileiros, o catarinense Gustavo Kuerten foi ultrapassado devido ao mau desempenho no aberto australiano, caindo da sexta para a 16ª posição entre os melhores de 2003. Já o gaúcho Marcos Daniel garantiu a melhor colocação da carreira ao aparecer em 87º lugar – após passar pelo qualifying (pré-torneio classificatório), Daniel disputou pela primeira vez a chave principal de um Grand Slam, sendo eliminado na primeira rodada pelo australiano Wayne Arthurs.
No Sistema de Entrada (ranking que considera apenas os melhores resultados obtidos nas últimas 52 semanas), Agassi diminuiu a diferença, mas segue em segundo lugar atrás do australiano Lleyton Hewitt. O russo Marat Safin, que desistiu de competir em Melbourne na terceira rodada devido a uma lesão, caiu da terceira para a sétima posição.
A maioria dos brasileiros manteve suas colocações no ranking mundial: Guga é o 29º, André Sá é o 65º e Flávio Saretta, o 83º. Fernando Meligeni caiu uma posição e está em 76º, enquanto Alexandre Simoni despencou 23 colocações e agora é o 191º. O paulista Ricardo Mello, convocado para defender o Brasil na Copa Davis em fevereiro, contra a Suécia, subiu três lugares e é o 139º. A maior escalada foi de Marcos Daniel: o tenista de Passo Fundo agora ocupa o 224º lugar no ranking, 17 posições à frente da última lista divulgada pela ATP.