| 27/06/2008 19h21min
Jogando em casa, a França deu um importante passo rumo à fase final da Liga Mundial de vôlei, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre 23 e 27 de julho. Nesta sexta, em Lyon, os franceses derrotaram a Sérvia por 3 sets a 1, com parciais de 17/25, 25/20, 25/21 e 25/20.
O primeiro set começou equilibrado com ambas as equipes revezando na liderança do marcador. Os sérvios foram os primeiros a abrir vantagem, fazendo 4 a 2, pontuação que rapidamente foi recuperada pelos franceses, que imprimiram um grande volume de jogo. Entretanto, a equipe sérvia começou a explorar Ivan Milijkovic, que empatou em 11 a 11, dando moral ao time sérvio, que passou à frente no placar e abriu quatro pontos (16 a 12). A partir disso, os franceses ficaram perdidos em quadra, e, com vários erros forneceram pontos aos adversários. Mantendo o ritmo, a Sérvia fechou o set em 25 a 17.
Na volta para o segundo set, os franceses entraram em quadra decididos a empatar a partida. Mas, a Sérvia não facilitou a vida dos donos da casa, que não conseguiram abrir vantagem, segurando empate até os 13 a 13. O bloqueio e os saques dos franceses começaram a funcionar e a equipe francesa venceu por 25 a 20.
Abalados pela derrota, os sérvios voltaram para o terceiro set com outra postura. Defendendo e atacando com qualidade, eles abriram 5 a 1. Porém, depois de muito equilíbrio, com Moreau, a equipe anfitriã conseguiu passar à frente e fazer 21 a 19. E, após o pedido de tempo do técnico francês, Philippe Blain, os donos da casa conseguiram fechar o terceiro set em 25 a 23, virando a partida para 2 sets a 1.
No quarto set, os afitriões foram melhores, impuseram seu jogo e não deixaram a Sérvia reagir, fechando o set em 25 a 20.
Com o resultado, a França chegou a nove pontos no grupo A e deu importante passo para coquistar a única vaga que a chave tem direito na final, já que o Brasil já está previamente classificado por sediar a competição. Neste domingo, franceses e sérvios voltarão a se encontrar.
GAZETA PRESS