| 26/06/2008 12h23min
Estrela do Houston Rockets e um dos maiores ídolos do esporte chinês, o pivô Yao Ming se colocou à disposição da seleção de seu país para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim mesmo sem ter se recuperado completamente de uma cirurgia feita para tratar uma fratura por estresse no pé esquerdo.
– Os Jogos são a melhor oportunidade da minha vida. Tentarei aproveitar todo o processo da melhor forma possível – disse Yao.
Embora sua presença nos Jogos esteja praticamente confirmada, ainda não se sabe se o pivô, de 2m26cm de altura, participará de alguma das competições de preparação.
– Fiz o último exame segunda-feira, nos Estados Unidos, e me disseram que estava 80% recuperado. Os médicos sugeriram que não voltasse a treinar normalmente até o final de julho – contou.
A China está no mesmo grupo de Estados Unidos – adversário da estréia – Espanha, Angola e duas equipes que sairão do Pré-Olímpico Mundial, a ser disputado de 14 a 20 de julho em Atenas.
– Não será um grupo fácil. Em primeiro lugar, devemos pensar em avançar de fase. Nossa equipe e nosso país se prepararam durante muito tempo. Não decepcionaremos os torcedores – afirmou.
Yao Ming sofreu a lesão no início de março, foi operado com sucesso nos EUA e sua volta estava prevista para quatro meses. Desde então, ele acelerou o processo para não se ausentar dos Jogos de Pequim, os primeiros em seu país natal.
EFE