| 25/06/2008 17h52min
Além do calendário provisório para a temporada 2009 da Fórmula-1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou nesta quarta-feira que pretende voltar a organizar competições de Fórmula-2 a partir do ano que vem.
– Seria uma plataforma barata para desenvolver novos talentos para a Fórmula 1 – diz comunicado oficial da entidade.
Campeonatos da Fórmula-2 não são disputados desde a temporada de 1984, quando a disputa foi substituída pela Fórmula 3000 depois de 18 campeonatos realizados. Entre seus campeões, figuram nomes como Clay Regazzoni, Jacky Ickx, René Arnoux e Ronnie Peterson.
O problema é que a Fórmula 2 bateria de frente com a GP2, atualmente considerada o último passo antes da principal categoria do automobilismo mundial, tanto que seus três primeiros campeões (Nico Rosberg, Lewis Hamilton e Timo Glock), além de Heikki Kovalainen e Nelsinho Piquet, respectivamente vices em 2005 e 2006, estão competindo atualmente na Fórmula 1 como titulares.
A se julgar pelos planos divulgados pela FIA, o custo do carro será um dos grandes diferenciais entre a Fórmula 2 e a GP2. Enquanto na primeira, o custo máximo seria de 200 mil euros (aproximadamente R$ 500 mil) por carro na temporada, na segunda elas chegam a cerca de 1,5 milhão de euros (aproximadamente R$ 3,8 milhões).
GAZETA PRESS