| 22/06/2008 18h17min
A seleção do Catar venceu o Iraque em Bagdá por 1 a 0, com um gol de Sayd Ali Bechir, e se classificou para a última fase das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2010. Mesmo com a derrota de 3 a 1 para a Síria em casa, os Emirados Árabes Unidos conquistaram a última vaga na fase decisiva do torneio classificatório no continente asiático.
O Catar contou com os brasileiros Junior Marcone e Montezine para vencer os iraquianos e terminar com dez pontos no grupo 1, junto com os australianos, mas com pior saldo de gols. A Austrália, já classificada, perdeu em Sydney por 1 a 0 para a China, que não tem mais chances de ir à Copa de 2010. O único gol da partida foi marcado por Sun Xiang.
Pelo grupo 5, os Emirados Árabes Unidos perderam em casa para a Síria por 3 a 1, mas se classificaram por ter melhor saldo de gols que os rivais.
Os gols foram marcados por Jehad Alhoussain, duas vezes, e Firas Al Khatib para os visitantes e Ismaeil Mattar, de pênalti, para a equipe da casa.
Pelo grupo 2, em Saitama, o Japão bateu o Barein por 1 a 0 com gol de Uchida, no último minuto, em partida entre os dois classificados do grupo. O zagueiro brasileiro naturalizado japonês Marcus Tulio Tanaka esteve em campo.
Na outra partida do grupo, em Mascate, Omã derrotou a Tailândia por 2 a 1, de virada, com dois gols de Amad Ali, depois que Tawan Sripan abriu o placar para os visitantes logo aos três minutos, de pênalti.
No grupo 3, as duas Coréias voltaram a empatar em 0 a 0, desta vez em Seul. Ambas estão classificadas. No outro jogo da chave, a Jordânia venceu o Turcomenistão por 2 a 0, em Amã, com gols de Hasan Abdel Mahmoud.
No grupo 4, a Arábia Saudita goleou o Uzbequistão por 4 a 0 em Riad, com gols de Abdoh Autef, Malek Al Hawsawi - dois - e Saad Al Harthi. As duas equipes estão classificadas.
O já classificado Irã venceu o eliminado Kuwait por 2 a 0, gols de Javad Nekounam e Gholamreza Rezaei, pelo mesmo grupo.
Os dez classificados serão divididos em dois grupos de cinco equipes, que definirão os quatro representantes da zona asiática na Copa do Mundo, além da seleção que disputará a repescagem contra o vencedor do torneio da Oceania.
EFE