| 21/06/2008 18h19min
A Rússia surpreendeu e venceu a Holanda por 3 a 1 no estádio St. Jakob-Park da Basiléia, pelas quartas-de-final da Eurocopa de 2008, neste sábado.
Os russos saíram na frente com um gol de Roman Pavlyuchenko aos 11 minutos da etapa final. O atacante aproveitou um cruzamento de Sergei Semak, se antecipou à marcação e tocou para o fundo da rede.
No entanto, a Holanda não desistiu e chegou ao empate a quatro minutos do fim do segundo tempo. Wesley Sneijder cobrou falta na esquerda e Ruud van Nistelrooy, na pequena área, mandou para o fundo do gol de Akinfeev.
O jogo foi decidido no segundo tempo da prorrogação. Aos sete minutos, o meia Andrei Arshavin fez uma jogada pela esquerda e Dmitri Torbinski pôs a Rússia na frente do placar novamente.
Melhor jogador russo, Arshavin deixou sua marca a cinco minutos do fim, quando recebeu na pequena área e tocou entre as pernas do goleiro Edwin Van der Sar.
A partida marcou
a despedida do técnico da Holanda, Marco van Basten, que
assumirá o Ajax após a Eurocopa.
A Rússia volta a campo na próxima quinta no estádio Ernst Happel de Viena, para enfrentar o vencedor de Espanha e Itália por uma vaga na decisão da Eurocopa.