| 18/06/2008 13h17min
O Mineirão ganhou cara nova em seu belo hall. Uma parede inteira recebeu a cobertura de papel de parede com imagem de torcedores. O escudo da CBF e o logo da Copa de 2014 em tamanhos generosos são o aviso de que o governador Aécio Neves usa a partida desta noite para garantir jogos importantes do Mundial na capital mineira.
A ambição dos mineiros é grande: eles se candidatam ao jogo de abertura da Copa. Aécio esteve no treino da Seleção na terça-feira e deixou clara a estratégia:
— Não estamos fazendo esse grande evento a toa.
O dia do grande clássico começou com temperatura amena em Belo Horizonte. Os mineiros até se encasacaram para encarar os 16º. Nas principais ruas da cidade não há indícios de que estarão no Mineirão à noite alguns dos maiores jogadores do mundo. Na Avenida Afonso Pena, uma das mais movimentadas do centro, a vida mantinha seu ritmo normal. Nada de bandeiras, camisetas ou ambulantes oferecendo toda a sorte de produtos em verde e
amarelo.
Por água, por
terra e pelo ar
Até um jet-sky será usado pela Polícia Militar na segurança dos torcedores na partida de hoje. Ele ficará na Lagoa da Pampulha para evitar que afogamentos de quem passou dos limites na bebida. Outro receio da polícia mineira é de que haja confronto entre torcedores do Atlético-MG e do Cruzeiro. Mesmo distante alguns quilômetros do Mineirão, a lagoa da Pampulha já foi local de enfrentamentos entre torcedores. Alguns acabaram atirados para dentro dela.
A segurança no Mineirão contará com efetivo de 5.748 policiais, contando com o contingente espalhado pelo entorno do estádio. A Polícia também colocará seus homens em pontos de aglomeração, como a Praça da Estação, onde haverá um telão, e bares da Savassi, bairro de noite agitada na capital mineira.
Um helicóptero auxiliará a Polícia e sobrevoará a região do Mineirão a partir das 18h, quando serão abertos os portões. O uso de helicópteros repete estratégia utilizada em
grandes clássicos. Na Argentina, o
procedimento é mais comum. Em jogos de grande público na Bombonera e no Monumental, a polícia faz o acompanhamento do público pelo alto.
Funcionário enfeita o Mineirão para a partida desta quarta entre Brasil x Argentina
Foto:
Leonardo Oliveira