| 16/06/2008 15h58min
A delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim será a maior do país na história da competição. Com a classificação da seleção feminina de basquete no último domingo, o país atingiu a marca de 251 atletas classificados para o evento, quatro a mais do que os 247 levados aos Jogos de Atenas, em 2004.
A lista pode aumentar ainda mais. No basquete, 31ª modalidade classificada para a competição, a seleção masculina ainda tem chance de classificação. O mesmo acontece na natação com os revezamentos 4x100m livre, 4x100m medley e 4x200m livre femininos.
Os três revezamentos precisam ficar entre os quatro melhores tempos do mundo fora as 12 equipes já classificadas pelo Mundial de Melbourne 2007. Já a seleção de basquete vai buscar uma das três vagas em disputa no Pré-Olímpico Mundial, em julho, na Grécia.
O recorde de participantes em uma Olimpíada foi comemorado pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. De acordo com o dirigentes, o resultado é uma prova do desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro nos últimos anos.
– Este fato reflete a evolução qualitativa do esporte brasileiro e o desenvolvimento de todas as modalidades esportivas no país. Se considerarmos que a evolução técnica do esporte não pára no mundo todo, este recorde é motivo de comemoração e de motivação a continuar trabalhando pelo desenvolvimento do esporte no Brasil.
Além do basquete e natação, o Brasil está classificado no atletismo, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, hipismo, judô, levantamento de peso, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia.
GAZETA PRESS
Delegação brasileira de Pequim supera a levada a Atenas em 2004
Foto:
Eric Rasberg, AP, Banco de Dados - 14/08/2004