| 13/06/2008 15h28min
O goleiro italiano Gianluigi Buffon pegou um pênalti e garantiu nesta sexta o empate em 1 a 1 com a Romênia no estádio Letzigrund de Zurique, resultado que manteve sua equipe com chances de classificação no grupo C da Eurocopa de 2008.
Após a derrota por 3 a 0 para a Holanda na estréia, a Itália entrou em campo buscando a vitória. O técnico Roberto Donadoni armou uma equipe mais ofensiva e promoveu algumas mudanças no time titular. O meia Daniele De Rossi e o atacante Alessandro Del Piero foram algumas das novidades. No entanto, foi a Romênia que começou assustando. No primeiro minuto, Adrian Mutu recebeu um cruzamento da direita e cabeceou para fora.
Del Piero teve boas chances de marcar aos quatro e aos nove minutos, enquanto Andrea Pirlo, exímio cobrador de faltas, não teve sucesso nas cobranças, que passaram sempre longe do gol. Aos 12 minutos, o meia Mauro Camoranesi cruzou da esquerda e o atacante Luca Toni cabeceou, mas a zaga romena afastou. Os italianos
apostavam muito no jogo aéreo
e tentavam constantemente levantar a bola na área, na esperança de Toni ter sucesso nas conclusões.
Já aos 15, foi a vez de a Romênia iniciar uma pressão. Após um rápido contra-ataque pela esquerda, Mutu chutou forte e Buffon fez uma bela defesa. Dois minutos depois, o zagueiro Gabriel Tamas cobrou uma falta com perigo, a bola desviou na defesa e Buffon espalmou. Aos 19, foi a vez de Cristian Chivu acertar a trave italiana, também cobrando falta. Na seqüência, Razvan Rat e Mirel Radoi se chocaram de cabeça. Este último levou a pior e acabou sendo substituído por Nicolae Dica.
A Itália voltou a pressionar no final do primeiro tempo e quase abriu o placar com Toni, de cabeça, aos 38. O goleiro romeno Bogdan Lobont foi buscar no canto e evitou o gol. Aos 47, Zambrotta cruzou e o mesmo Toni, em posição legal, completou de cabeça para dentro do gol. No entanto, o assistente assinalou impedimento.
Os italianos voltaram para o segundo tempo apostando nas
jogadas aéreas para Luca Toni e
continuaram pressionando. No entanto, foi a Romênia que abriu o placar aos nove minutos. Após um longo lançamento feito do campo de defesa romeno, Zambrotta tocou para trás. Mutu aproveitou a falha do italiano e chutou para o fundo da rede.
Mas a resposta da Itália veio na seqüência. Após a cobrança de um escanteio na esquerda, Giorgio Chiellini ajeitou de cabeça e Christian Panucci, na pequena área, só empurrou para dentro do gol. O jogo ficou equilibrado e só aos 29 os italianos criaram outra chance. Toni ajeitou para De Rossi, que deu uma cabeçada precisa, mas Lobont fez outra bela defesa.
Faltando dez minutos para o fim da partida, Panucci quase passou de herói a vilão. O zagueiro da Roma derrubou o atacante Daniel Niculae na área e o árbitro norueguês Tom Henning Ovrebo assinalou pênalti. No entanto, Buffon defendeu a cobrança de Adrian Mutu, que ficou muito abatido com a chance desperdiçada. Nos acréscimos, a Romênia ainda teve outra oportunidade de marcar, mas
a finalização de Tamas
passou por cima do travessão.
Com o resultado, a Itália ainda respira na Eurocopa. Os atuais campeões do mundo conseguiram seu primeiro ponto e estão com um a menos que a Romênia. Na próxima rodada, o estádio Letzigrund de Zurique receberá o clássico entre Itália e França, enquanto Romênia e Holanda jogarão no Stade de Suisse, em Berna.