| 11/06/2008 09h22min
Se nas duas primeiras partidas da série final da NBA havia brilhado a estrela de Paul Pierce, nesta terça-feira, Kobe Bryant voltou a dominar as ações. Eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da temporada 2007/08, o ala comandou o Los Angeles Lakers na vitória por 87 a 81 sobre o Boston Celtics, na casa do adversário, o que recolocou a franquia californiana na briga pelo título da liga.
Agora que perde o confronto decisivo por 2 a 1, o Lakers vislumbra um empate no domingo, quando as equipes voltam a se encontrar em Los Angeles para o quarto jogo. E para se colocar nessa situação os comandados de Phil Jackson devem muito a Kobe, autor de 36 pontos e sete rebotes na noite desta terça.
– Não era o fim do mundo, e o que eu tentei fazer foi manter meus companheiros calmos – afirmou o ala.
– Eles (os Celtics) fizeram um ótimo trabalho ao defender o mando de quadra. Nós sabíamos que tínhamos de vir aqui e fazer o mesmo. Nós apenas queríamos jogar, não acho que havia alguém desesperado – destacou.
Após a partida, o destaque dos Lakers ganhou o respaldo de Jackson, que busca o 10º título da NBA como técnico.
– Acho que não há dúvidas que esta é a liderança de Kobe Bryant. Ele foi agressivo desde o início – elogiou o comandante, antes de falar sobre a quarta partida da série.
– Não foi um jogo bonito, mas vamos nos recompor amanhã (quarta-feira) e tomara que possamos jogar um melhor basquete no domingo – observou.
Além de elogiar sua maior estrela, Jackson não se esqueceu da bela partida do ala-armador Sasha Vujacic, que saiu do banco de reservas para marcar 20 pontos.
– Quando ele arremessou livre, converteu. Na parte defensiva ele foi importante para nós, não teríamos vencido o jogo sem a sua ajuda – salientou.
Com média de 8,8 pontos na atual temporada, o esloveno conseguiu ser o segundo maior pontuador de sua equipe mesmo tendo permanecido em quadra por 27 minutos.
– Nós jogamos com o coração. Não tivemos um grande jogo, nem sequer atuamos bem. Mas brigamos, e essa foi a chave. Esta é a final da NBA, e eu estava sonhando com isso durante toda a minha vida – destacou.
Devido à grande atuação, Vujacic deixou em segundo plano os principais parceiros de Kobe durante a temporada: Lamar Odom (quatro pontos e nove rebotes) e Pau Gasol (nove pontos e 12 rebotes). Nesse sentido, o pivô espanhol admitiu que não esteve em suas melhores noites:
– Na defesa estive bem, porém no ataque fui nefasto. Foi provavelmente uma das piores partidas da minha carreira – declarou.
GAZETA PRESS